Exercícios para aliviar dores nas costas

Os exercícios para aliviar dores nas costas podem ser bastante úteis para acabar com esse desconforto que atinge nada menos do que 85% da…

Por Andre em 07/10/2014

Os exercícios para aliviar dores nas costas podem ser bastante úteis para acabar com esse desconforto que atinge nada menos do que 85% da população mundial, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

As dores nas costas atingem uma grande parcela da população mundial (Foto: Divulgação)

Má postura, sedentarismo, estresse e rotina agitada são alguns dos fatores relacionados ao surgimento das dores nas costas, que podem até levar a problemas mais sérios, caso não sejam tratadas corretamente.

Para quem está querendo saber como tratar dores nas costas, o mais indicado é procurar um médico, que vai recomendar o melhor tratamento para cada caso. Além disso, existem diversos exercícios simples, que podem ajudar a aliviar dores nas costas.

Como evitar dores nas costas ao usar computador

Como prevenir dores nas costas

Exercícios para aliviar dores nas costas

Exercícios para aliviar dores nas costas (Foto: Divulgação)

São vários os exercícios contra dores nas costas, que podem ser feitos em casa, depois de acordar ou antes de dormir. Eles ajudam a exercitar a musculatura e a aliviar dores decorrentes da má postura.

Algumas das opções são:

– Deitado, de barriga para cima e com os membros estendidos, coloque a palma das mãos voltadas para cima e apoie a coluna lombar no chão. Mantenha a posição durante cinco respirações seguidas, aumentando a curvatura lombar ao inspirar e apoiando toda a região lombar no chão ao expirar. Faça os movimentos de forma lenta e ampla, repetindo-os por cinco minutos.

– Deite e segure, com as duas mãos, um lençol. Passe o lençol pela planta do pé e puxe até que sinta o alongamento da parte de trás dos joelhos e das pernas, respirando profundamente durante o exercício.

– Ainda deitado, segure uma das pernas e flexione, abraçando-a de modo que o joelho fique próximo ao peitoral e mantendo a outra perna estendida. Reveze o exercício entre as duas pernas.

Mais dicas de exercícios para quem tem dores nas costas

Outro exercício muito útil para aliviar as dores na coluna (Foto: Divulgação)

Há ainda outros exercícios para aliviar dores nas costas, como:

– Fique de pé, com os joelhos afastados e o quadril encaixado. Estenda os braços para cima, mantendo assim por 10 segundos, e relaxe.

– Deite-se e apoie os pés no chão. Em seguida, apoie a coluna lombar, entrelace os dedos e levante os braços esticados em uma posição acima da cabeça, mantendo por 10 segundos.

– Em pé, afaste as pernas e estenda os braços para cima. Agora, incline o corpo para um lado, alongando durante 10 segundos, e relaxe. Repita o exercício do outro lado.

– De pé, com joelhos e pés afastados, solte o corpo para frente e estique os braços para baixo. Mantenha a posição por 15 segundos e volte à posição ereta devagar. Repita o exercício outras vezes.

Galeria de imagens

Top