Os benefícios do bacalhau para a saúde

O bacalhau é um peixe muito saboroso, tradicionalmente apreciado durante o período de Páscoa. O consumo do peixe nesse período tem origem católica, pois, antigamente, na…

Por Editorial MDT em 04/03/2016

O bacalhau é um peixe muito saboroso, tradicionalmente apreciado durante o período de Páscoa. O consumo do peixe nesse período tem origem católica, pois, antigamente, na época da quaresma e da semana santa, a igreja proibia a ingestão de carne vermelha, dando a opção da alimentação com carne de peixe. Hoje, o prato se tornou quase tão importante quanto os ovos de chocolate. Conheça os benefícios do bacalhau para a saúde.

Os benefícios do bacalhau para a saúde (Foto: Exame/Abril)

Os benefícios do bacalhau para a saúde (Foto: Exame/Abril)

Os benefícios do bacalhau para a saúde

O bacalhau é um alimento muito saboroso, nutritivo e fácil de ser digerido. O peixe ainda é rico em minerais (como ferro e fósforo), vitaminas A, E e D e contém quantidades poucos significativas de colesterol. Além disso, o alimento possui muitos benefícios do bacalhau para a saúde, pois é rico em ômega-3, que atua na redução do LDL (colesterol ruim) e triglicerídeos e aumenta o HDL (colesterol bom).

Leia mais informações sobre: Receita de Bacalhau – Páscoa

Prevenção e tratamento

Prato é preferido dos brasileiros na páscoa (Foto: Exame/Abril)

Prato é preferido dos brasileiros na páscoa (Foto: Exame/Abril)

Ele também é muito importante na prevenção e no tratamento de várias doenças cardiovasculares, além de câncer, hipertensão, aterosclerose e outras desordens inflamatórias e autoimunes. O bacalhau também contém ômega-6 e ácido graxo indispensável para o sistema imunológico.

Cada 100 gramas de bacalhau contém aproximadamente 350 calorias, 81 gramas de proteína e 50 gramas de cálcio, que ajuda no fortalecimento dos ossos.

Cuidados ao consumir o bacalhau

Peixe tem vários benefícios para o nosso corpo (Foto: Exame/Abril)

Peixe tem vários benefícios para o nosso corpo (Foto: Exame/Abril)

Muitos são os benefícios oferecidos pelo consumo do bacalhau. Porém, é importante ressaltar que o preparo assado é sempre mais saudável do que o frito. Além disso, as pessoas portadoras de hipertensão devem ficar atentas ao consumir o alimento, pois ele é rico em sódio. O excesso de sódio pode provocar uma retenção de líquidos.

Leia mais informações sobre: Bacalhau ao forno: passo a passo

Peixe pode ser prejudicial para certas pessoas

Faça sua receita (Foto: Exame/Abril)

Faça sua receita (Foto: Exame/Abril)

O peixe pode ser prejudicial para quem possui insuficiência renal e hipertensão, já que seria essencial redobrar o consumo de água para eliminar o excesso de sódio. O mais indicado antes do preparo definitivo do bacalhau é aferventá-lo por alguns minutinhos para retirar um pouco do sódio.

O bacalhau é um peixe rico em nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Entretanto, ele deve ser consumido com moderação para que não prejudique a saúde, pois possui grandes concentrações de sódio. Aposte no consumo moderado desse alimento e desfrute de seus benefícios.

Top