Porta camarão: dicas, como usar

Na hora de decorar sua casa, é importante ter atenção com alguns detalhes. As portas, por exemplo, não têm apenas a finalidade de garantir…

Por Editorial MDT em 26/06/2012

Na hora de decorar sua casa, é importante ter atenção com alguns detalhes. As portas, por exemplo, não têm apenas a finalidade de garantir privacidade e segurança; elas também podem ser um item de decoração.

As portas articuladas, também chamadas de portas camarão, são perfeitas para deixar o ambiente ainda mais bonito. Elas também são importantes aliadas para pessoas que dispõem de pouco espaço.

Duas folhas (Foto: Divulgação)

A porta camarão é feita com duas folhas, ligadas geralmente por três dobradiças. Quando a porta é aberta, as folhas deslizam, uma sobre a outra. Existe um trilho, na parte superior, por onde as folhas escorregam e se acomodam na lateral do batente. Este batente pode ser comum (como das portas já conhecidas) ou feito especialmente para a porta camarão.

Este modelo é muito utilizado em ambientes internos. São portas que poupam o espaço ao seu redor, permitindo que os cômodos sejam melhor aproveitados. Em lavabos, por exemplo, a porta camarão é a mais indicada.

Seis folhas (Foto: Divulgação)

Como usar a porta camarão

O uso mais indicado para este tipo de porta é em ambientes internos. Como elas são mais frágeis e possuem dobras, não devem ser usadas como portas de segurança, exceto para integração entre ambientes, em que o proprietário deseja um contato maior com a área externa, sem necessidade de obstáculos resistentes.

Cozinha e área de serviço (Foto: Divulgação)

A porta camarão também é muito utilizada na integração entre dois ambientes internos, apenas. No entanto, se sua intenção é obstruir a passagem de odores ou ruídos, ela também não é indicada, pois os vãos entre as folhas (que se abrem ao fechar a porta) não ficam completamente fechados. Se você deseja apenas separar dois cômodos, ela é ideal. Alguns modelos são maiores, possuindo mais folhas. Basta que você converse com um bom marceneiro; ele irá tirar as medidas da parede e fará uma porta com quantas folhas forem necessárias ao encaixe.

Conheça outros modelos de porta em: Os principais tipos de portas

Uma dica interessante é com relação à área de serviço. Em apartamentos, principalmente, este ambiente costuma ser grudado à cozinha. Uma porta camarão, neste caso, economiza o espaço, enquanto separa os dois cômodos, decorando-os, também.

Porta camarão em vidro (Foto: Divulgação)

Atualmente, existem inúmeros modelos de porta camarão disponíveis no mercado. Algumas são feitas inteiramente em madeira; em outras, predomina o vidro. Há portas lisas e desenhadas, também. Certamente, você já viu aquelas portas dobráveis, feitas em material sintético. Elas são ótimas para ambientes molhados – como a lavanderia, em algumas casas – pois não se estragam com a água.

Duas folhas, em venezianas (Foto: Divulgação)

A porta camarão, como se viu, é uma ótima alternativa para economizar espaço e também decorar a casa.

Tamanhos maiores (Foto: Divulgação)

Inspire-se mais para decorar sua casa em: Portas  de correr na decoração: dicas, ideias

Top