Os benefícios da mastigação correta

Os benefícios da mastigação correta

Editorial MDT 09/04/2012 Bem Estar

Mastigar mais os alimentos pode trazer benefícios.

A cada dia, mais as pessoas se encontram menos satisfeitas com suas aparências. Para conquistarem o corpo perfeito, elas acabam se submetendo a dietas radicais e que, em alguns casos, podem afetar a saúde. O que muita gente desconhece é que, o simples ato de mastigar de maneira correta os alimentos pode contribuir com a perda de peso. Conheça um pouco mais sobre os benefícios da mastigação correta.

Mastigação correta e eficaz

É difícil encontrar uma pessoa que não se preocupe com a alimentação. Sendo assim, realizar dieta virou uma “paixão nacional”.  Há uma variedade delas, desde a restrição de carboidratos, até a diminuição da ingestão de proteínas. Porém, uma pequena parte dessa população se preocupa em realizar uma mastigação adequada, algo extremamente útil para aqueles que desejam alcançar o peso ideal.

Todo mundo sabe que a digestão dos alimentos se inicia pela boca. É lá que ocorre a liberação da saliva que contém a enzima ptialina. Essa substância, em associação com o processo de mastigação, resume a primeira etapa da mastigação. A enzima ptialina é responsável pela quebra de alimentos como massas, cereais, entre outros. Dessa forma, o alimento que até então era uma grande molécula, após a ação da enzima, passa a ser menor, facilitando a etapa seguinte até chegar ao estômago.

Mastigar adequadamente pode ajudar a perder peso.

Compreendendo os benefícios da mastigação

O processo de mastigação, quando realizado de maneira correta, pode trazer grandes benefícios para o todo o organismo. A trituração ocasionada pelos dentes, colabora na redução dos alimentos, fazendo com que a ação das enzimas seja maior e mais eficiente.

Como foi anteriormente descrito, o ato de mastigar auxilia no processo digestivo, evitando assim os sintomas da má digestão, como a azia e a sonolência “pós refeição”. Dessa forma, uma boa mastigação contribui para que o dia tenha um maior e melhor rendimento, livrando o indivíduo de transtornos futuros.

Vale ressaltar que a maioria dos problemas digestivos que surgem após a alimentação estão relacionados a uma mastigação incorreta e insuficiente. Boa parte da população, devido a correria diária, alimenta-se rapidamente. Como resultado, o estômago passa a realizar uma digestão mais lenta e, por vezes, ineficaz. Entre as consequências que poderão surgir pela falta de mastigação adequada podemos citar a queimação ou azia.

Além dos benefícios anteriormente descritos, mastigar corretamente estimula o centro da saciedade. Ou seja, a pessoa se sente satisfeita após comer e mastigar de forma correta os alimentos, diminuindo a quantidade de alimento que será ingerido. O que auxilia na manutenção ou na perda de peso.

Mastigar adequadamente ajuda na digestão.

A mastigação correta traz grandes benefícios a nossa saúde. Vale a pena iniciar esse hábito o quanto antes. Com certeza seu organismo irá agradecer.

Outros artigos

Pós-Graduação Unifesp, Cursos

07/04/2011

Pós-Graduação Unifesp, Cursos

Os cursos de pós-graduação da Unifest foram reconhecidos pela Capes a partir de 1970 e associado a implementação da Bireme no mesmo campus ajudou no desenvolvime...

Bolsas de Estudo Senac Distrito Federal

25/03/2011

Bolsas de Estudo Senac Distrito Federal

Como sabemos, o SENAC tem destaque pela variedade de cursos livres, técnicos, de graduação e pós-graduação em quase todo o país.  Apesar de o grande desenvolvim...

Aulas de ioga para fazer em casa

29/01/2013

Aulas de ioga para fazer em casa

A ioga tem como principal objetivo manter o equilíbrio entre o corpo e a mente. O conceito abrange várias práticas que resultam em benefícios para a vida das pessoas...