Os 10 museus mais visitados do planeta

Passear pelos museus é um grande aprendizado. Estas instituições preservam a história e a cultura de determinadas regiões do mundo, superando os limites de espaço e tempo. Ao fazer um tour pelo museu, a pessoa adquire conhecimentos sobre Arte, Humanidade, Ciência e Natureza.

Existem milhares de museus pelo mundo, mas alguns são mais visitados do que outros e se destacam como importantes atrações turísticas. Os museus mais famosos estão localizados na França, nos Estados Unidos e na Inglaterra.

Os 10 museus mais visitados do mundo

Confira a seguir os museus mais visitados do planeta, de acordo com um ranking elaborado pela CNN:

1º lugar: Louvre, em Paris (França)
O Louvre é considerado o museu mais famoso e visitado do mundo. O seu acervo inclui as obras de arte valiosíssimas, como é o caso da Mona Lisa de Da Vinci. O edifício histórico do museu estabelece um bonito contraste com as pirâmides de vidro. Em 2012, o Louvre recebeu 9,7 milhões de pessoas.

2º lugar: Museu Nacional de História Natural, em Washington (EUA)
O principal museu da capital dos Estados Unidos existe desde 1910 e faz parte do Instituto Smithsonian. O acervo é formado por 126 milhões de espécies e objetos relacionados às Ciências Naturais.

3º lugar: Museu Nacional do Ar e do Espaço, em Washington, (EUA)
O museu é especializado em aviação, aeronáutica e viagens espaciais. O seu acervo gigantesco contém 60 milhões de objetos. Entre os itens mais valiosos da coleção, vale destacar o módulo de comando da missão Apólo 11.

4º lugar: Metropolitan Museum of Art, nos Nova York (EUA)
O museu foi idealizado no século 19, por americanos que viviam em Paris e decidiram contribuir com o acervo cultural dos EUA. Hoje, a instituição está na lista das mais visitadas e tem um acerco formado por 2 milhões de obras.

5º lugar: Museu Britânico, em Londres (Inglaterra)
O museu foi inaugurado em meados do século 18, a partir de um acervo de um importante colecionador. Entre os itens mais valiosos, vale destacar a Pedra de Roseta, uma herança do Egito Antigo.

6º lugar: Tate Modern em Londres (Inglaterra)
A coleção do museu abriga as principais obras de arte moderna e contemporânea, que juntas totalizam 70 mil peças.

7º lugar: National Gallery em Londres (Inglaterra)
O museu apresenta um acervo rico e de valor imensurável, composto por obras de pintores europeus dos séculos 13 a 19.

8º lugar: Museus Vaticanos, Vaticano
O museu começou a ser montado pelo Papa Juilo II e acabou se transformando em um dos maiores acervos culturais do mundo.

9º lugar: Museu Americano de História Natural em Nova York (EUA)
O museu se tornou conhecido em todo o planeta principalmente por causa do seu acervo de fósseis de dinossauros. Os visitantes também podem conferir outras atrações ligadas à natureza.

10º lugar: Museu de História Natural em Londres (Inglaterra)
Com 70 milhões itens, o museu se destaca como o lugar perfeito para aprender sobre insetos, plantas, fósseis e animais.

Reply