Dicas para usar frutas para cuidar da beleza

As frutas são ricas em minerais, vitaminas, óleos e diversos nutrientes indispensáveis para manter uma boa saúde, prevenindo diversos tipos de doenças. O que algumas pessoas não se dão conta é que esses alimentos também são capazes de beneficiar a estética, e por isso existem diversos produtos de beleza feitos à base de frutas. Saiba mais sobre o assunto e confira algumas dicas para usar frutas para cuidar da beleza.

Além de muito saborosas, as frutas ajudam a cuidar da beleza. (Foto: divulgação)

Cuidados com o cabelo

A laranja é uma ótima fruta para cuidar dos cabelos, pois além de ser fácil de encontrar ao longo de todo ano e ter um cheiro muito agradável, é rica em vitamina C e flavonoides, que combatem a ação dos radicais livres e funcionam como protetores capilares, fechando as cutículas e mantendo os fios hidratados. Confira a receita de um xampu de laranja para cabelos oleosos e com caspa:

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 1 sabonete de coco (ralado);
  • ½ litro de água filtrada;
  • 1 colher de chá de óleo de semente de uva.

Como fazer

Bata a laranja com a água filtrada e coe a mistura. Acrescente o sabão de coco e leve ao fogo baixo, mexendo bem até levantar fervura. Adicione o óleo de uva e deixe a mistura esfriar naturalmente. É recomendado utilizar essa receita 3 vezes na semana, lembrando-se de aguardar um tempo mínimo de 4 horas para se expor ao sol depois da aplicação do produto, para não correr risco de manchar a pele.

A laranja é uma ótima opção para hidratar o cabelo e deixar os fios limpos. (Foto: divulgação)

Cuidados com o corpo

É possível melhorar a aparência da pele aplicando uma máscara corporal de salada de fruta, que oferece inúmeros benefícios, como a remoção do excesso de células mortas, hidratação profunda, combate dos radicais livres e do envelhecimento precoce, e efeito anti-inflamatório natural, conferindo uma aparência bastante uniforme, suave e cheia de brilho. Confira a receita:

Ingredientes

  • 1 melão médio sem casca;
  • 1 kiwi descascado;
  • 1 dúzia de uvas verdes;
  • 1 banana média descascada;
  • 2 rodelas de ananás sem casca.

Como fazer

A receita é muito simples de ser preparada. Basta amassar todos os ingredientes, tentando obter uma mistura o mais homogênea possível (é natural que fique um pouco encaroçada). O passo seguindo é deixar descansando na geladeira por, pelo menos, 1 hora. Depois é só espalhar sobre toda pele previamente limpa, deixando repousar por meia hora. Em seguida enxague e aplique um hidratante corporal.

A máscara corporal de salada de frutas ajuda a manter a pele impecável. (Foto: divulgação)

Além de muito saborosas e excelentes fontes de diversos minerais e vitaminas, as frutas também podem ser utilizadas no preparo de receitas para embelezar o visual. Vale a pena ficar por dentro do assunto e conferir algumas dicas de como utilizar a natureza a seu favor.

Reply