Ordem da aplicação da maquiagem

A maquiagem é algo que todas as mulheres gostam de usar. As garotas, atualmente, também começam a se maquiar, muito cedo. É claro que…

Por Editorial MDT em 25/01/2013

A maquiagem é algo que todas as mulheres gostam de usar. As garotas, atualmente, também começam a se maquiar, muito cedo. É claro que para o colégio, para a universidade ou para outras ocasiões mais simples, não é necessário investir em todos os produtos existentes. Entretanto, existem ocasiões que exigem uma maquiagem bem feita e completa. Mesmo para um visual mais simples ou elaborado, é preciso seguir uma ordem de aplicação da maquiagem. Muita gente aprende a se maquiar, sozinha, aplicando os produtos, de forma indiscriminada. Porém, é bom saber que para tudo existe um motivo. Com base nestes porquês é que os itens de maquiagem são fabricados. Cada um deles tem sua função e, quando aplicados de forma correta, contribuem com um efeito mais bonito e duradouro.

É essencial seguir a ordem correta de aplicação dos produtos (Foto: Divulgação)

Preparando a pele

A boa maquiagem começa com uma pele limpa e hidratada. Se for uma make up para o dia, deve-se, primeiramente, lavar o rosto com o sabonete ou gel de limpeza indicado, tonificá-lo, hidratá-lo (aplicando o creme específico para a área dos olhos), finalizando com o protetor solar. Os mesmos cuidados devem ser seguidos para a maquiagem noturna, exceto, é claro, a aplicação de protetor solar. Feito isso, é hora de preparar o rosto, baseando, matificando e corrigindo as imperfeições da pele, antes de aplicar as cores da maquiagem.

Base e corretivo vêm antes do pó facial (Foto: Divulgação)

Seguindo a ordem, é hora de preparar a base. Deve-se aplicar base comum, ou outro produto, que seja líquido ou cremoso. Depois disso, é o momento de corrigir as imperfeições, com a aplicação do corretivo. Pode-se, também, aplicar um iluminador líquido ou cremoso, blush em creme ou outro produto semelhante para o contorno do rosto. Feito isso, deve-se, então, matificar a pele, ou seja, tirar o brilho deixado pelos produtos líquidos e cremosos. Usa-se, então, o pó facial comum, ou base em pó, ou pó translúcido ou qualquer outro corretivo em pó. A pele estará preparada para ser colorida.

Colorindo a pele

Com a pele totalmente preparada, começa-se a colori-la (Foto: Divulgação)

Agora, é hora de aplicar o blush, o iluminador em pó ou um bronzer. Nos olhos, aplica-se primeiro o primer, a sombra em creme, sombra em pó, glitter, em seguida o lápis, o delineador e, finalmente, o rímel. A ordem de aplicação da maquiagem da boca é balm, lápis labial, batom e, no final, o gloss. Caso seja necessário, finaliza-se a make up com lápis ou gel para sobrancelhas e spray fixador de maquiagem.

Seguindo esta ordem dos produtos para maquiagem, será possível conseguir um efeito bem mais bonito e duradouro do look, pois cada item tem sua eficácia.

Saiba como preparar a pele para as cores: Base e corretivo: como aplicar 

Confira aplicações erradas de maquiagem: Famosas, erros na maquiagem

 

Top