Óleo de pequi: benefícios, como usar

O pequi é um fruto originário da região do Cerrado brasileiro. Com sabor e cheiro marcantes, é muito utilizado como alimento. Os habituais consumidores…

O pequi é um fruto originário da região do Cerrado brasileiro. Com sabor e cheiro marcantes, é muito utilizado como alimento. Os habituais consumidores de pequi o utilizam em receitas de doces, para colorir e dar sabor ao arroz e a outros pratos, ou como fruto, em sua forma natural. Há quem diga que “ou você ama, ou odeia o pequi”. De fato, seu sabor e perfume são fortes e peculiares. Pesquisadores têm estudado os benefícios do pequi, para a saúde. Ainda há muito a ser comprovado, mas o óleo extraído do fruto, já tem feito um enorme sucesso com os cabelos, especialmente na região onde ele se encontra em abundância. Saiba mais sobre os benefícios do óleo de pequi e como usá-lo.

O pequi é originário do Cerrado Brasileiro (Foto: Divulgação)

Benefícios do óleo de pequi

Há estudos que buscam comprovar a eficácia do pequi, no combate a doenças cardiovasculares. Além disso, ele possui alto valor nutritivo, é rico em vitaminas e sais minerais e compostos antioxidantes, que combatem os radicais livres.

O fruto do pequi contém nutrientes como ácidos graxos, ômega 9, proteína, fósforo, magnésio, e vitaminas A e E. Por isso, seu óleo tem propriedades semelhantes às do azeite extravirgem, podendo ser usado na alimentação, como alternativa natural.

Há quem afirme que o óleo de pequi também combate a tosse e a gripe e, nas regiões onde o fruto é encontrado, muitas pessoas se valem do produto, com esta finalidade.

O pequi é muito usado na culinária, em todo o Brasil (Foto: Divulgação)

O óleo de pequi para os cabelos é algo que tem se mostrado muito eficaz, pois ele nutre intensamente os fios, além de deixá-los macios, hidratados e brilhantes. Seu alto teor de vitamina A favorece os cabelos, sendo uma excelente opção para pessoas que submetem seus fios a procedimentos químicos.

Leia Também:  Revestimento com pastilhas

Mesmo que os cabelos não contenham química, vale a pena experimentar o poder do óleo de pequi para a hidratação. Este e outros óleos têm sido cada vez mais usados, nos cabelos, como alternativa natural para a nutrição, o fortalecimento, brilho e hidratação.

Como usar óleo de pequi

Os cabelos ficam nutridos e hidratados, com óleo de pequi (Foto: Divulgação)

Para usar óleo de pequi nos cabelos, vale a dica de fazer uma hidratação comum, misturando-o a uma máscara ou creme para este fim. Como o produto tem cheiro marcante, este poderá ser disfarçado pelo perfume do cosmético.

Lave os cabelos com o xampu indicado e remova o excesso de água, deixando-os apenas úmidos. Num recipiente, misture uma colher (sopa) de máscara para hidratação e uma colher (sopa) de óleo de pequi. Misture bem, até que o creme fique homogêneo. A mistura ficará levemente amarelada.

Aplique nos cabelos, mecha a mecha, fazendo uma leve massagem, em cada uma delas. Prenda os cabelos e cubra com uma touca de alumínio ou toalha. Espere agir, durante 15 minutos e enxágue.

Top