Cupins: como combater, dicas

O cupim é uma praga que ameaça os móveis e estruturas de madeira. Trata-se de um inseto que se prolifera facilmente e exibe grande…

Os cupins destroem móveis e outras estruturas de madeira.

O cupim é uma praga que ameaça os móveis e estruturas de madeira. Trata-se de um inseto que se prolifera facilmente e exibe grande variedade, cerca de 2.800 espécies catalogadas no mundo. A ação do cupim consegue causar sérios danos nos elementos que compõem um ambiente, comprometendo a decoração e o bem-estar das pessoas.

O primeiro sinal de que os cupins invadiram a sua casa é o pozinho marrom da madeira corroída. Ao encontrar este indício em casa, o morador se vê repleto de dúvidas sobre como acabar com o problema e preservar o ambiente residencial. A maior preocupação está mesmo associada aos móveis e a estrutura que sustenta o imóvel.

Por mais que algumas receitas caseiras sejam eficientes no combate à proliferação de cupins, nada substitui a mão-de-obra de um profissional especializado. Ele tem conhecimento sobre as principais espécies e sabe como agir para fazer uma investigação profunda dentro do imóvel.

Madeira corroída por cupins.

Ao fazer a inspeção dentro de casa, algumas informações precisam ser coletadas para conhecer o verdadeiro perfil do inimigo. O dedetizador vai descobrir primeiro se os cupins são de madeira seca ou subterrâneos, normalmente a primeira opção é mais comum nas residências. Somente um tratamento apropriado será capaz de eliminar de vez as pragas, as demais estratégias apenas amenizam o problema por pouco tempo.

Há vários sistemas para combater cupins desenvolvidos pelas empresas de dedetização, como é o caso da iscagem contendo produtos químicos. Estes petiscos são criados para a rainha, que acaba sendo morta, causando um abalo na estrutura social da colônia. Mas, a ação através de iscas somente será possível após um diagnóstico certeiro.

Leia Também:  Aplicação de Botox, informações

Dicas que evitam e previnem cupins

• O açúcar é um poderoso componente contra os cupins, sendo capaz de deixar os insetos debilitados e vulneráveis. O uso da substância derivada da glicose apresenta mais viabilidade do que os meios convencionais de combate que agridem o meio-ambiente;

• Ao construir ou mobiliar a casa, evite madeiras moles que são facilmente danificadas por cupins. As melhores espécies contra as pragas são jatobá, ipê, cedro e peroba, que são madeiras duras;

• Tenha mais cuidado com as casas antigas, pois elas apresentam estruturas mais vulneráveis à proliferação de cupins;

• É importante manter os ambientes sempre limpos, arejados e bem iluminados;

• A melhor forma de prevenir os cupins é fazendo a vistoria periodicamente. É fundamental ficar atento aos primeiros sinais de que a casa sofre com cupim, como é o caso dos túneis feitos pelos insetos e o aparecimento de asinhas perto dos móveis de madeira.

Aproveite as dicas e não deixe de entrar em contato com um dedetizador caso a situação seja muito urgente.

Lembre-se de que nada substitui o trabalho de um bom dedetizador.

Top