Intercâmbio entre universidades federais

PUBLICIDADE
A Mobilidade Acadêmica permite aos universitários fazerem intercâmbios em instituições conveniadas de todo o país

Poucos estudantes sabem, mas é possível estar matriculado regularmente em uma determinada universidade federal e cursar algumas disciplinas da mesma área em outra instituição de Ensino Superior Federal, mesmo que ela esteja localizada em outro estado, sem a necessidade de ter que encarar um novo vestibular.

Esse processo é conhecido como Mobilidade Acadêmica ou intercâmbio entre universidades federais, e já existia há algum tempo, mas desde 2008, a burocracia para participar do intercâmbio foi diminuída pelo Ministério da Educação (MEC), permitindo que os alunos fiquem de seis meses a um ano, o equivalente a um ou dois períodos da graduação, estudando apenas algumas disciplinas em uma universidade que não seja aquela onde ele é matriculado.

Os estudantes que participam do programa podem, inclusive, concorrer às bolsas oferecidas pelo Santander Universidades, como uma forma de ajudar nas despesas e incentivar a participação de mais alunos no intercâmbio. O valor da bolsa é de R$ 2.500,00, dividida em cinco parcelas mensais de R$ 500,00.

PUBLICIDADE

Critérios para a participação

Os critérios de participação são definidos pelo MEC

O interessado em participar do intercâmbio entre universidades federais deve:

– Estar matriculado em uma das instituições federais de Ensino Superior participantes;

– Possuir, no máximo, uma reprovação por período letivo;

– Ter sido aprovado em todas as disciplinas do 1º ano (1º e 2º semestres) no curso de origem.

Como se candidatar

As universidades devem ser filiadas à Andifes para participar do intercâmbio

Primeiramente, você deve verificar as universidades participantes do programa, acessando o site da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior). Em seguida, é preciso procurar Pró Reitoria de Graduação da sua universidade de origem, conferir o calendário da Mobilidade Acadêmica e participar de processo seletivo interno.

Em caso de aprovação, a sua instituição deverá entrar em contato com a universidade que você deseja fazer o intercâmbio e encaminhar toda a documentação que for solicitada, dentro dos prazos acordados.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que a universidade receptora (onde será realizado o intercâmbio) deve ter disponibilidade de vaga na disciplina pretendida para que o processo seja completado.

Maiores detalhes podem ser obtidos no site www.andifes.org.br.

Leia também:

1 comentário

  • Excelente informação,quero que minha filha participe, é fundamental para a formação do estudante!

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.