Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya

Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya, duas doenças que possuem sintomas semelhantes e são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Apesar…

Por Isabella Moretti em 02/12/2014

Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya, duas doenças que possuem sintomas semelhantes e são transmitidas pelo mesmo mosquito, o Aedes Aegypti. Apesar de serem parecidas, as enfermidades possuem alguns pontos distintos.

Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya. (Foto: Divulgação)

A dengue é uma velha conhecida dos brasileiros. Trata-se de uma doença tropical causada por vírus, que por sua vez, é transmitido pela picada do Aedes Aegypti. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), há uma estimativa de que até 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente pela doença em mais de 100 países. Cerca de 550 mil precisam ser hospitalizadas e 20 mil acabam morrendo em decorrência da dengue.

A febre chicungunha é menos popular que a dengue, mas aos poucos tem se tornado conhecida entre os brasileiros. Em 2014, já foram notificados 20 casos da infecção, sendo que 19 pacientes contraíram o vírus no Haiti e um na República Dominicana. A doença está circulando principalmente na Ásia e na África.

Leia mais: Dengue: Mitos e verdades

Entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya

Para que você entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya, é preciso conhecer com detalhes cada uma das doenças. Confira:

Dor de cabeça é um dos sintomas da dengue. (Foto: Divulgação)

Dengue

Existem dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. A primeira possui sintomas que são bem semelhantes a uma gripe, afinal, a pessoa infectada tem dores no corpo, febre alta, cansaço, enjoos e vômitos. Já o tipo hemorrágico é mais perigoso, já que o indivíduo sofre alterações na coagulação sanguínea e apresenta hemorragias.

Não existe um tratamento específico para a dengue. O desafio é controlar os sintomas mantendo o corpo bem hidratado.

Febre Chikungunya

A Febre Chikungunya tem dois mosquitos transmissores: Aedes aegypti e o Aedes albopictus. A doença se manifesta através de uma série de sintomas, como febre alta, dor de cabeça, dor muscular e erupções na pele e conjuntivite. Nos casos de Chikungunya, as dores articulares costumam ser mais intensas, podendo durar meses ou anos.

A febre alta é um sintoma da Febre Chikungunya. (Foto: Divulgação)

Não há um tratamento capaz de curar a Febre Chikungunya e nem uma vacina para preveni-la. Assim como a dengue, somente os sintomas são controlados.

Dengue X Febre Chikungunya

• Ao contrário da dengue, a Febre Chikungunya só tem um tipo clássico e não possui uma versão hemorrágica.

• Em comparação com a dengue, a Febre Chikungunya mata com menos frequência. Como mostram algumas pesquisas da OMS, as complicações sérias com relação à doença são raras.

Adote medidas de prevenção, como não deixar água parada. (Foto: Divulgação)

É importante que você entenda a diferença da Dengue e Febre Chikungunya e adote medidas de prevenção, combatendo os focos do mosquito transmissor. Dessa forma, procure não deixar água parada no quintal da casa.

Top