Dicas para customizar vestidos: o que usar, como fazer

A customização está em alta. Ideias de reaproveitamento têm sido um incentivo para todas as classes sociais, já que são formas de se evitar…

A customização está em alta. Ideias de reaproveitamento têm sido um incentivo para todas as classes sociais, já que são formas de se evitar o desperdício das coisas. Roupas velhas ou apenas pouco usadas podem se transformar em outras peças, quando se usam ideias simples e criativas. Não é necessário jogar tudo fora. Customize e crie roupas novas! Veja dicas para customizar vestidos.

Customização ousada, com calça jeans (Foto: Divulgação)

Customizando com tintas de tecido

Um dos materiais mais simples para a customização, a tinta de tecido faz uma revolução, no guarda-roupa de quem tem criatividade. Elas são vendidas em frascos comuns ou na forma de canetas (que facilitam ainda mais o trabalho). Na imagem abaixo, vemos um vestido customizado, de forma simples, mas que ficou bem mais divertido, apenas com tinta e desenhos.

– O que usar: tinta de tecido, pincel, cartolina e caneta

– Como fazer: crie figuras e desenhe-as, na cartolina. Em seguida, corte o seu interior e deixe apenas o formato do desenho, no papel (ele será o molde). Estique o tecido do vestido em alguma superfície plana e posicione o molde sobre ele. Desenhe o contorno, usando a caneta. Depois, coloque no meio do vestido uma placa de papelão, a fim de evitar que a tinta borre a outra parte da peça. Se necessário, prenda o vestido, usando alfinetes, para que ele não escorregue. Depois disso, basta pintar o tecido, usando a tinta escolhida. Espere secar e somente depois pinte a outra parte da peça.

Desenhos feitos com tinta de tecido (Foto: Divulgação)

Customizando vestido com paetês

Roupas com brilho de glitter e paetês estão super em alta e são ótimas para dar mais glamour ao visual. É possível bordar vestidos e outras peças, de inúmeras maneiras.

Leia Também:  Dicas para customizar vestidos

– O que usar: paetês, que podem ser encontrados em todos os tamanhos e cores.

– Como fazer: não é preciso bordar, um a um, os paetês. Posicione um deles no tecido, passando a linha em seu furinho e dando um nó. Com a mesma linha, passe a agulha pelo outro paetê, apertando bem, com duas voltas. Depois, continue na outra peça e assim, sucessivamente.

Paetês continuam em alta e são de fácil manuseio (Foto: Divulgação)

Aprender algumas técnicas de costura nunca é demais, especialmente quando se gosta de criar e transformar peças. O leque de opções aumenta. Hoje, existem muitos cursos de corte e costura grátis, até mesmo online. Com eles, já é possível ter uma boa noção de como um determinado trabalho foi feito. A primeira imagem, por exemplo, traz uma customização de vestido com calça jeans. Nela, podemos ver que um tecido diferente foi costurado junto à calça, que foi descosturada e aberta. É uma ideia mais ousada e, inclusive, requer algum conhecimento de costura.

Top