quinta-feira, 6 de outubro de 2022 - 06/10/2022 16:27:24
MundodasTribos

A economia agrícola é uma área de grande importância para toda a sociedade, embora muita gente nem faça ideia disso. E é com os conhecimentos desenvolvidos nesse campo de estudo que podem ser criadas práticas de cultivo, venda e distribuição de alimentos que otimizem o abastecimento de cidades e países, por exemplo.

A economia agrícola é, portanto, um tema complexo e que tem tudo a ver com o bem estar social, com a economia e com a geração de trabalho. Para conhecer um pouco mais sobre isso continue com a leitura. Este artigo traz as informações mais relevantes sobre o tema, confira!

O que este artigo aborda:

O que é economia agrícola?

Economia agrícola é a área de conhecimento, dentro da economia, que são pensados vários aspectos relacionados à agricultura. Nela, são estudados os fundamentos que baseiam as práticas e os métodos usados no cultivo de alimentos e como eles devem ser distribuídos em sociedade.

O que economia agrícola

Fonte/Reprodução: original

Nesse contexto, a economia agrícola existe para resolver questões sobre como nós devemos utilizar a terra cultivável de maneira otimizada, além de orientar também sobre o trabalho no campo e os recursos financeiros necessários para que essa atividade seja realizada.

Como o desenvolvimento agrícola é de grande importância para qualquer sociedade, a economia agrícola, por sua vez, é um assunto que também tem muita relevância, sobretudo no que se refere à economia.

Como se encontra a economia agrícola do Brasil atualmente?

O Brasil tem no agronegócio sua principal atividade econômica, há muito tempo (desde o século XIX). Isso faz com que o bem-estar desse setor seja fundamental para o equilíbrio das contas nacionais. Nesse contexto, o cenário da economia agrícola brasileira tem apresentado oscilações nos últimos semestres.

Como se encontra a economia agrícola do Brasil atualmente

Fonte/Reprodução: original

De acordo com o Cepea (um centro de estudos em economia vinculado à USP), o biênio 2020 e 2021 foi um dos melhores da série histórica nacional. Apenas no primeiro semestre de 2021, por exemplo, o PIB do setor teve um crescimento de mais de 14%, número muito expressivo.

No início deste ano, entretanto, os números apresentaram uma pequena queda. De janeiro a março de 2022, o PIB do agronegócio do Brasil reduziu 0,80% (o que em dinheiro representa cerca de R$20 bilhões). As causas dessa queda estão associadas principalmente à alta no preço dos insumos básicos da agropecuária e da agroindústria.

Quais os fatores limitam o desenvolvimento da economia agrícola?

Algumas coisas, de diferentes natureza, podem contribuir para o desenvolvimento limitado da economia agrícola. Veja alguns exemplos, nos tópicos abaixo, de coisas que podem influenciar negativamente o setor e atrapalhar seu crescimento:

Clima ruim

Como o agronegócio depende muito das boas condições climáticas e da inexistência de pragas, esses fatores influenciam nas oscilações de produção no campo e nos seus resultados econômicos.

Políticas econômicas ruins

Outro ponto que impede que a economia agrícola tenha resultados melhores é a falta de políticas que facilitem isso. Coisas como juros muito altos, inflação e falta de infraestrutura adequadas são relevantes nesse contexto.

Tributos

O sistema tributário praticado no Brasil também pode ser considerado um elemento limitante da economia agrícola, principalmente porque os tributos cobrados aqui não são compatíveis com os de países competidores. Isso, por sua vez, faz muitos produtos de fora serem mais baratos do que os nacionais.

Como se beneficiar da economia agrícola brasileira nos investimentos?

Uma característica marcante da economia agrícola é a sua margem para investimentos ser consideravelmente ampla. É possível colocar dinheiro no setor e obter retornos de diferentes formas. Essas são algumas das melhores opções para quem tem interesse na área:

  • Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
  • Fundos de Investimento Fiagro;
  • Certificados de Recebíveis Agrícolas (CRA);
  • Ações comuns em empresas do ramo;
  • Fundos de Investimento Imobiliário (FII).

Essas são as alternativas mais indicadas para quem quer investir. Mas fique atento: cada uma delas dispõe de sua própria dinâmica e modo de operação, ou seja, os retornos e estabilidade do negócio podem variar bastante de um para outro. O melhor, neste caso, é pesquisar com mais profundidade para saber onde colocar dinheiro com segurança.

Agora que você já sabe como a economia agrícola funciona e mais alguns detalhes burocráticos, você já pode olhar as produções nacionais com outros olhos e se beneficiar ainda mais do mercado interno.

O conteúdo "O que é economia agrícola?" foi feito por redacao b e distribuído por MundodasTribos na categoria Notícias em . Conteúdo atualizado em .

1

Pode ser do seu interesse

Viagem de Avião com Cachorro

Viagem de Avião com Cachorro

Pesquisa por minas de terras cresce no Brasil

Pesquisa por minas de terras cresce no Brasil

Dicas para fazer trabalho em grupo

Dicas para fazer trabalho em grupo

Fotos de Aliança de Casamento

Fotos de Aliança de Casamento

Fotos do momento em que mulher é atingida por raio no Guarujá são divulgadas

Fotos do momento em que mulher é atingida por raio no Guarujá são divulgadas

Gabaritos Concurso Ministério da Fazenda – 2 mil Vagas

Gabaritos Concurso Ministério da Fazenda – 2 mil Vagas