Se existe algo que nem sempre funciona como deveria, é o ciclo menstrual. As falhas são consideradas normais, porém podem indicar a presença de cistos nos ovários ou problemas mais sérios. Saiba mais sobre o assunto e veja o que causa menstruação irregular.
Menstruação irregular
A menstruação irregular se caracteriza pela presença de ciclos menstruais que não apresentam o mesmo ritmo todos os meses, interferindo na identificação do período fértil e do momento mais indicado para engravidar.
Geralmente, a menstruação varia entre 21 a 40 dias para descer. Um ciclo considerado regular surge a cada 28 dias. A irregularidade menstrual pode ser causada por vários fatores. O mais indicado para tratar esse problema é procurar um ginecologista para avaliar o caso.
Causas da menstruação irregular
As alterações hormonais que causam irregularidade no ciclo menstrual podem ser decorrentes de ovários policísticos, disfunção da tireoide e a obesidade, além de problemas como miomas, endometriose e pólipos.
Os distúrbios emocionais e estresse também favorecem o surgimento de uma menstruação irregular, assim como o uso de DIU (Dispositivo Intra-Uterino), dietas alimentares rígidas, desnutrição e atividade física em excesso.
Quando a irregularidade menstrual é normal
O sistema hormonal feminino demora algum tempo para amadurecer e a menstruação se adaptar ao ritmo normal. Sendo assim, é normal que aconteçam falhas nos primeiros ciclos. Depois da gravidez e amamentação acontece a mesma situação, já que os hormônios necessitam de tempo para se equilibrarem. As alterações também acontecem em viagens longas, mudanças de clima ou de fuso horário.
Na maioria das vezes, é recomenda a reposição hormonal com progesterona na segunda fase do ciclo. O uso de reguladores com pílulas anticoncepcionais também é muito eficaz. Nos casos de mioma ou endometriose, o tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.
A irregularidade menstrual é um problema que acomete grande parte das mulheres. Esse distúrbio pode ser causado por vários fatores, como presença de cistos no ovário e até mesmo condições normais como gestação. É preciso saber o que fazer com ciclo menstrual irregular, sendo mais indicado consultar o médico ginecologista para avaliar o caso e adequar o tratamento correto.