Móveis estampados na decoração: dicas

Os móveis estampados fazem sucesso na decoração porque rompem com a monotonia de certos ambientes. A proposta de explorar cores e desenhos ajuda a…

Cadeiras com estampas diferentes na decoração

Os móveis estampados fazem sucesso na decoração porque rompem com a monotonia de certos ambientes. A proposta de explorar cores e desenhos ajuda a compor um acabamento no espaço, deixando-o mais bonito e personalizado. Apesar de todas as vantagens que estão associadas a estampas, é importante tomar cuidado com as combinações.

Quando padrões diferentes marcam presença no mesmo espaço, é necessário que eles estabeleçam harmonia entre si. Caso contrário, a decoração fica efusiva e acaba caindo no pecado do cafona. Antigamente a mobília estampada era mais usada, principalmente no que diz respeito a sofás e cadeiras estofadas, mas hoje em dia as tendências são outras, com resgates mais contidos e equilibrados.

Combinando estampas na decoração

A estampa do sofá não abandona as caracteristicas do Pop Art, combinando com o quadro

Na hora de definir as estampas para decorar cada cômodo, é necessário trabalhar com o bom senso para fazer a inserção de peças da maneira adequada. Antes de fazer qualquer mudança, procure conhecer quais os padrões que combinam entre si e quais os maiores erros que podem ser cometidos ao decorar com estampas.

Ao combinar floral, listras e xadrez podem ocupar o mesmo ambiente, desde que um mesmo padrão de cor seja mantido pelas estampas. Apesar de a possibilidade existir, tenha cuidado com as associações de motivos e se preocupe sempre com o equilíbrio.

Considere a delimitação do espaço antes de definir as estampas, afinal, os desenhos muito pequenos ou coloridos podem sufocar um ambiente pequeno. O estilo que prevalece na decoração também se revela um aspecto muito importante, já que certos projetos necessitam de padrões mais discretos. Num ambiente clássico, por exemplo, as estampas florais e risca de giz são bem simples e fáceis de combinar.

No que diz respeito à decoração moderna, as propostas costumam ousar ao aliar estampas diferentes em um mesmo ambiente.

Os cuidados com os móveis estampados

Estampa floral é delicada e combina com ambientes serenos

Ao usar móveis estampados na decoração, é necessário levar em conta o efeito de contrastes. Por exemplo, se já existe estampas no papel de parede, é mais recomendado trabalhar com móveis lisos na composição do ambiente. No caso de uma mobília estampada, então as paredes precisam ser de uma única cor ou no máximo duas. O tom sobre tom também é uma característica que suaviza o trabalho com estampas.

Lembre-se de que a estampa não é o foco da sua decoração e sim um detalhe para personalizar o visual do espaço. Dessa forma, evite o uso de móveis estampados em vários pontos diferentes do cômodo. Um sofá estampado é bem vindo quando combinado adequadamente com os outros elementos, mas evite os padrões de estampas que estão fora de moda, como o clássico Toile de Jouy e as extravagantes estampas tropicais.

Top