Música faz bem a Alma e a Saúde também

Quem não gosta de ouvir aquela música favorita, ou assistir aquele DVD da sua banda predileta para relaxar depois de um dia de trabalho?…

Música faz bem a alma e a saúde também

Quem não gosta de ouvir aquela música favorita, ou assistir aquele DVD da sua banda predileta para relaxar depois de um dia de trabalho?

Todos sabem que a música faz bem a alma, e agora foi descoberto que ela também faz bem ao coração e as artérias. Pesquisadores da Universidade de Maryland, em Baltimor estudaram o efeito que a música tem sobre a dilatação das artérias.

O estudo científico testou o impacto da música sobre o endotélio, parte mais interna da parede das artérias. O endotélio é responsável também pela regulação do diâmetro dos vasos.

O teste foi realizado com dezenas de participantes saudáveis e não fumantes, com idade média de 36 anos. Os participantes puderam escolher 30 minutos de música que eles gostavam e os deixavam relaxados. A intenção dos especialistas era determinar o efeito das emoções positivas sobre as artérias.

Para que os resultados fossem os melhores possíveis na hora do teste, foi indicado aos participantes que eles não ouvissem as músicas selecionadas durante duas semanas. Para comparar, foram indicadas, também, músicas que os deixavam ansiosos.

Um teste mediu a dilatação da artéria braquial por meio de ultra-som em repouso após meia hora de estímulos, com músicas relaxantes, mais agitadas e um vídeo clipe engraçado.

O resultado foi o seguinte: As músicas agradáveis e as risadas do vídeo, fez com que as artérias se dilatassem. Já as mais agitadas causavam ansiedade e assim, o estreitamento das paredes das artérias.

Como já era observado, o cérebro, por meio das emoções, tem grande participação na regulação da pressão arterial, sendo assim o estresse não pode ser ignorado no tratamento dessas doenças.

E você, ouve a sua música favorita para relaxar?






Top