Mitos e verdades sobre alimentos probióticos

Os alimentos probióticos tem ganhado cada dia mais espaço devido aos seus benefícios. Porém, existem ainda muitas dúvidas relacionadas aos tipos de bactérias, ações fisiológicas e aplicações clínicas. Saiba mais sobre o assunto e veja os mitos e verdades sobre alimentos probióticos.

Os alimentos probióticos atuam no bom funcionamento do intestino. (Foto: divulgação)

Alimentos probióticos

Com certeza eles já fizeram parte do seu cardápio e lhe proporcionou muitos benefícios. Mesmo sem saber que eles levam o nome de probióticos. Segundo especialistas em nutrição, os alimentos probióticos são aqueles que apresentam bactérias que oferecem benefícios ao organismo, como os presentes em leite fermentado e iogurtes. Dentre os principais exemplos, os microorganismos mais comuns são os Lactobacillus, Streptoococcus e Bifidobactérias.

Dentre os beneficis oferecidos por esses alimentos, está o bom funcionamento intestinal. As bactérias presentes nos probióticos resistem às enzimas digestórias, chegando inteiras no intestino. Isso faz com que o mesmo funcione corretamente, gerando efeitos positivos.

Os iogurtes são alimentos probióticos. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre os alimentos

1. Os probióticos são os mesmos prebióticos.

Mito. Os prebióticos e probióticos são diferentes.  Os probióticos são microorganismos vivos que conferem benefícios à saúde. Já os prebióticos são alguns tipos de fibras que atuam como substrato para os probióticos no intestino, ou seja, eles são essenciais para  crescimento dos probióticos.

2. As bactérias que não causam doenças podem ser probióticos.

Mito. Não existem somente bactérias causadoras de doenças ou as benéficas. Existem várias classes de bactérias no meio ambiente e na microbiota intestinal que não apresentam funções definidas. Além disso, para que a bactéria seja probiótica, ela deve ficar intacta até o prazo final de validade do alimento.

3. As bactérias apresentam função importante na nossa saúde.

Verdade. As bactérias que estão presentes no nosso trato gastrintestinal e produzem vitaminas B12, acido fólico e biotina são essenciais.  O intestino e flora cumprem vários papéis relacionados ao funcionamento do corpo humano.

4. Probióticos da mesma espécie oferece o mesmo beneficio.

Mito. Quando se fala em probióticos, cada família apresenta um beneficio para o organismo. Mesmo que seja da mesma espécie, a família diferencia completamente os efeitos. Estudos indicam que os probióticos lactobacilos equilibram a flora intestinal e pode contribuir para modulação da resposta imunológica.

5. As bactérias interferem na imunidade.

Verdade.O trato gastrintestinal contém grande superfície de contato com o meio externo, sendo que 70% das células de defesa estão presentes no intestino. Se a bactéria for um probiótico, as células irão identificar como microrganismo benéfico, sem ativar resposta progressiva.

Os probióticos oferecem muitos benefícios para a saúde. (Foto: divulgação)

Os alimentos probióticos são considerados ricos em benefícios para o nosso organismo. Eles possuem o pode de regular o intestino, aderir imunidade e preservar o corpo contra várias doenças. Aposte no consumo de alimentos probióticos e cuide da sua saúde.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply