Modelos contrato de aluguel pessoa Física e Jurídica

Modelos contrato de aluguel pessoa Física e Jurídica

Procurando modelos contrato de aluguel pessoa Física e Jurídica? Na matéria a seguir, vamos mostrar um exemplo desse contrato tão importante e bastante utilizado,…

Por Andre em 07/04/2015

Procurando modelos contrato de aluguel pessoa Física e Jurídica? Na matéria a seguir, vamos mostrar um exemplo desse contrato tão importante e bastante utilizado, em todo o Brasil, para a locação de imóveis residenciais ou comerciais.

Modelos contrato de aluguel pessoa Física e Jurídica (Foto Ilustrativa)

Na hora de alugar um imóvel, você se envolve em uma transação financeira com alguém que não conhece (na maioria dos casos). É por causa disso que se faz necessário elaborar um contrato de locação bem feito, para que tanto o proprietário quanto o locador tenham como se amparar nesse documento, caso aconteça algum imprevisto durante o período em que o imóvel estiver alugado.

Notificação extrajudicial modelos para imprimir

Modelos contrato de aluguel pessoa Física e Jurídica

Para aumentar ao alugar um imóvel, é recomendável sempre elaborar um contrato de locação (Foto Ilustrativa)

Para elaborar um contrato de locação, seja para pessoa física ou jurídica, você pode partir de modelos como esse abaixo, disponíveis na internet, bastando inserir os dados do locatário, do locador e do imóvel em questão, entre outros detalhes.

Modelo de contrato de locação de imóvel:

 

Os discriminados abaixo contratam entre si o acordo de locação conforme as condições relacionadas:

(Nome locador, profissão, endereço), telefone …………., CPF …………………., RG ………………., doravante denominada LOCADORA.

(Nome locatário, profissão, endereço), telefone……….., CPF …………, RG ………., doravante denominado LOCATÁRIO.

OBJETO DA LOCAÇÃO: imóvel localizado (endereço), constando de (descrição imóvel), para uso exclusivamente (residencial ou comercial).

PRAZO DE VIGÊNCIA DA LOCAÇÃO: (quantos anos), a partir de (dia, mês e ano) até (dia, mês e ano)

VALOR DA LOCAÇÃO: R$ (em algarismos e por extenso) para o aluguel mensal.

Condições Gerais

As partes, LOCADORA E LOCATÁRIO, concordam com as seguintes
cláusulas e condições estabelecidas:

I. O LOCATÁRIO compromete-se apagar o aluguel até o dia … de cada mês. O atraso no pagamento ou pagamentos de aluguéis incorrerá em multa de 10% sobre o valor acordado, cabendo à LOCADORA o direito a ajuizar ação de Despejo ou de Cobrança Judicial. O LOCATÁRIO pagará o aluguel diretamente à LOCADORA, ou ao seu representante legal. O endereço para pagamento é ……………., durante o horário comercial.

II. O Contrato de Locação poderá estender-se pelo período de ……., a ser ajustado até 60 dias antes do fim do prazo da locação, caso não haja pendências ou outros haveres entre as partes, ficando salvaguardada, porém, a desocupação do imóvel ao término deste contrato. A não desocupação do imóvel acarretará multa diária de R$ ……. , …… (por extenso).
III – O LOCATÁRIO compromete-se a zelar pelo imóvel, mantendo-o em perfeito estado de conservação na sua totalidade, o que inclui vidros, fechaduras, metais e aparelhos sanitários, instalações elétricas e concorda com que a LOCADORA vistorie o local no ato da entrega.

IV – Os impostos, taxas, encargos e tributos que incorrerem sobre o imóvel locado são de responsabilidade exclusiva do LOCATÁRIO, que os reembolsará à LOCADORA, incorporando esses valores ao aluguel mensal.

V – O LOCATÁRIO responsabiliza-se pelos pagamentos das contas de consumo de água e energia elétrica.

VI – É vedada ao LOCATÁRIO a sublocação, sob quaisquer circunstâncias, do imóvel locado.

VII – As obras que forem realizadas no imóvel pelo LOCATÁRIO são de sua inteira responsabilidade, o que inclui taxas e multas, se essas obras forem consideradas irregulares pelas autoridades instituídas. As obras realizadas ficarão incorporadas ao imóvel, não cabendo ao LOCATÁRIO nenhum ressarcimento financeiro decorrente delas.

VIII – Fica eleito o foro da comarca de ………….(ou cidade de …………….) para julgar as ações decorrentes deste contrato.

E, por estarem de pleno acordo com todas as cláusulas e condições, assinam LOCADORA e LOCATÁRIO e duas testemunhas.

Data

LOCADORA

LOCATÁRIO

Testemunhas

………………………………………..

………………………………………..

Recibo: como fazer, modelos

Cuidados ao alugar um imóvel

O documento traz segurança tanto para inquilinos quanto para proprietários (Foto Ilustrativa)

Independente do modelo de contrato de locação a ser utilizado, é necessário tomar alguns cuidados. No caso do locatário, é fundamental exigir e confirmar a documentação e as referências do locador, exigir fiança (ou caução ou seguro fiança) e verificar se o imóvel está sendo usado da forma que está no contrato.

É possível encontrar vários modelos de contrato de locação na internet (Foto Ilustrativa)

Contrato de locação: modelo, como fazer

Já com relação ao locador, é essencial guardar uma cópia assinada do contrato, lembrando que para ambas as partes, contar com o auxílio de um advogado pode ser uma ótima alternativa.

Top