Recibo: como fazer, modelos

O recibo é importante em qualquer transação financeira. Ele serve para comprovar que um determinado pagamento foi efetuado com sucesso. No futuro, se houver…

Por Isabella Moretti em 16/07/2013

O recibo é importante em qualquer transação financeira. Ele serve para comprovar que um determinado pagamento foi efetuado com sucesso. No futuro, se houver necessidade, o indivíduo pode utilizar o recibo como prova de que pagou um determinado produto ou serviço.

O recibo é uma prova de que o pagamento foi realizado. (Foto:Divulgação)

Em sua versão mais simples, o recibo é uma declaração escrita e com uma assinatura no final. O documento é elaborado em duas vias, sendo que uma fica com quem pagou e a outra com quem recebeu o pagamento.

O recibo é sempre fornecido pela pessoa ou empresa que recebe o dinheiro. Vale lembrar que todo o processo se acordo deve constar no corpo do texto.

Modelos de recibo

Existem muitos modelos de recibo, que variam conforme a finalidade e o negócio. Em todo o caso, o documento é fundamental para um acordo comercial e garante segurança em casos de imprevistos.

A versão simples de um recibo normalmente apresenta informações como número de controle, nome do emitente, CNPJ ou CPF, endereço, cidade, estado e CEP. No alto, é interessante incluir os valores da transição em algarismos.

O texto escrito no documento assegura o recebimento de um determinado valor, a forma de pagamento e o produto ou serviço referente. As informações de data e a assinatura selam o acordo. Se o recibo for emitido por pessoa jurídica, pode haver a necessidade de especificar o Imposto de Renda.

As informações do acordo devem constar no corpo do texto. (Foto:Divulgação)

Ao invés de texto, o recibo também pode ser elaborado em forma de tabela, com clareza e objetividade. No entanto, o documento não deve omitir nenhuma informação importante sobre o negócio.

Como fazer recibo?

Através da internet é possível fazer um recibo de forma rápida e prática, basta acessar o site Meurecibo.com. Para criar  documento, o emissor informa os seus dados, os dados do cliente e os dados do negócio. Existe ainda a possibilidade de incluir o logo da empresa para personalizar o documento.

Todas as pessoas que já experimentaram o serviço gratuito do site Meurecibo.com aprovaram os resultados. A página também oferece ferramentas para fazer vale e nota promissora.

Site Meurecibo.com. (Foto:Divulgação)

Existem softwares que facilitam a emissão e a impressão de recibos, como é o caso do Recibo Grátis. O aplicativo tem interface simples e funcionalidade descomplicada. O usuário pode contar com um atalho que permite acessar a calculadora do sistema operacional.

Quem não quer elaborar o documento à mão ou criar uma versão exclusiva online pode encontrar os blocos de recibo à venda nas papelarias.

Top