Mitos sobre a reação do corpo humano que ainda causam dúvidas

Algumas crendices populares acabam afirmando que algumas atitudes inocentes podem fazer mal a nossa saúde. Quem nunca escutou que beber leite com manga faz…

Por Élida Santos em 13/04/2014

Algumas crendices populares acabam afirmando que algumas atitudes inocentes podem fazer mal a nossa saúde. Quem nunca escutou que beber leite com manga faz mal à saúde? Por bem, pode até fazer mal, dependendo de alguns fatores. Mas ninguém nunca morreu por ingerir uma vitamina com essa combinação. Essa e muitas outras inverdades sobre nossa saúde foram relacionadas abaixo:

No frio não ficamos mais gripados (Foto: Divulgação)

Quando mais vitamina C melhor

Não é verdade que a vitamina C em excesso acaba ajudando o nosso organismo a se proteger de doenças, como gripes. Ingerir a vitamina presente em grande quantidade na acerola e laranja pode causar problemas respiratórios, gastrointestinais, cálculo renais e endurecimento de artérias. Por isso, consuma somente a quantidade recomendada pelo seu médico e de preferência, vindas de produtos naturais.

Ler em movimento descola a retina

Tem gente que não lê quando está no carro em movimento ou ônibus porque acredita que a retina se descola. Isso é mentira, a sua retina continuará boa. O máximo que pode acontecer é sentir uma vertigem, mas isso passa se você conseguir fixar bem o olhar nas letrinhas do livro e não ficar alternando demais o olhar para o que está acontecendo no carro ou ônibus.

Beber leite com manga e nadar depois pode não fazer mal (Foto: Divulgação)

Nadas depois de comer causa indigestão e pode matar

Na verdade, o problema não e comer e em seguida nadar. O grande mal é comer e nadar. Isso porque a pessoa acaba fazendo um grande esforço antes mesmo da comida fazer digestão. O mesmo acontece se você comer e correr no parque, por exemplo. Alguns alimentos são mais leves e seu metabolismo o queima melhor, aí não tem esse risco. Mas não é verdade que comer e nadar morre. Falando assim parece que se almoçar e for dar um mergulho é morte na certa, e não é bem assim.

Ler muito ou no escuro, e assistir televisão de perto faz mal à vista

Assistir televisão de perto cansa muito mais a visão do que de uma distância média. Mas isso não representa perca de visão. O mesmo vale para quem lê em excesso ou no escuro. Tudo força muito a vista, por isso tem esse mito de que se perde a visão.

Cabelos e unhas de cadáveres nunca param de crescer

Muita gente acha mesmo que isso acontece, mas é mentira. As pessoas não têm unhas e cabelos que crescem de modo desordenado.  Na realidade, quando morremos o corpo desidrata e acontece uma retração em torno do cabelo e unhas, dando a impressão de aumento do comprimento. Ou seja: isso é mentira.

Ressaca pode ser curada com chás

Ressaca não pode ser curada com nada. Beber bastante líquido no dia seguinte de um porre ajuda muito, porque você elimina o residual da bebida do corpo e repõe o liquido perdido durante a bebedeira. A dica é não ficar bêbado. Para isso, alterne um copo de bebida com álcool com um copo de água. Assim, a vontade de ir ao banheiro vem logo e o álcool é eliminado antes que você passe mal com tanta bebida.

Não tem como curar ressaca (foto: Divulgação)

Frio dá gripe

No inverno ficamos mais vulneráveis á gripe mesmo, mas o motivo é outro. Por causa das temperaturas baixas as pessoas passam mais tempo com a casa fechada, evitam de sair e quando saem vão para lugares fechados também, aí o vírus se propaga sem fazer esforço.

Top