Mitos e verdades sobre truques para engravidar

Muitas mulheres desejam ser mães, mas nem todas possuem facilidade para engravidar ou têm paciência de esperar e acabam fazendo uso de alguns truques…

Muitas mulheres desejam ser mães, mas nem todas possuem facilidade para engravidar ou têm paciência de esperar e acabam fazendo uso de alguns truques para tentar dar uma ajudinha à mãe natureza. Entretanto, o que muita gente não sabe é que existem várias inverdades que cercam as receitas para engravidar mais rápido. Acabe com as principais dúvidas e confira alguns mitos e verdades sobre truques para engravidar.

Muitas mulheres recorrem a métodos alternativos para engravidar mais rápido. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre os truques para engravidar

  • Manter relações sexuais todos os dias ajuda a engravidar mais rápido

Mito. Não há nenhum problema em manter relações sexuais diariamente, desde que a prática proporcione prazer ao casal. Entretanto, quem faz sexo todos os dias na tentativa de engravidar mais rápido pode acabar se decepcionando, pois a gravidez só ocorre durante o período fértil, que envolve os dias próximos à ovulação. A dica é conhecer bem os ciclos menstruais, para manter as relações durante os dias em que há maior probabilidade de engravidar.

Entenda o período fértil e saiba como identificar o dia provável da ovulação.

  • Deitar de barriga para cima com uma almofada embaixo do bumbum não ajuda a engravidar

Verdade. Essa teoria tem origem na anatomia feminina, pois quando a mulher fica em decúbito dorsal com a pelve ligeiramente elevada, a vagina e o colo do útero se mantêm numa posição inclinada de maneira a formar um “lago seminal”. Supostamente os espermatozoides ficariam depositados na região, aumentando as chances de penetrarem na cavidade uterina e fertilizarem o óvulo. Infelizmente, apesar de haver alguma lógica na explicação, não existe nenhuma comprovação científica da eficiência dessa técnica.

É preciso manter relações especialmente nos dias férteis. (Foto: divulgação)

  • Manter um sono regrado e tirar férias em casal aumenta as chances de engravidar

Parcialmente verdade. Os hormônios tem sua produção controlada por estimuladores, que são liberados pelo sistema nervoso central. Portanto, fatores como o estresse e poucas horas de sono são capazes de alterar o ciclo menstrual, mas apenas em situações extremas ou quando associados a outros problemas, como maus hábitos alimentares, excesso de exercícios ou distúrbios metabólicos.

Sair durante alguns dias para relaxar e colocar o sono em dia são medidas simples que proporcionam maior relaxamento e eliminam a ansiedade, podendo aumentar as chances de gravidez por combater indiretamente outros fatores, como a obesidade.

  • O cigarro e o álcool influenciam as chances de engravidar

Verdade. Devido a fatores como o aumento de radicais livres e alterações na metabolização de hormônios, o cigarro e o álcool podem sim prejudicar as chances de ser mãe. Ainda assim, o fator mais importante para determinar uma boa fertilidade é a idade da mulher.

  • Usar um absorvente interno após a relação impede a fuga dos espermatozoides

Mito. Essa afirmação não tem nenhum fundamento científico ou lógico, uma vez que não é a presença de uma quantidade maior de espermatozoide dentro da cavidade uterina o fator responsável pela concepção.

Saiba quais os truques para engravidar que funcionam.

Acabar com o estresse pode influenciar indiretamente as chances de engravidar. (Foto: divulgação)

O desejo de ser mãe pode fazer com que algumas mulheres acabem optando por alguns truques para engravidar mais rápido. Entretanto, as recomendações populares estão cercadas de mitos que podem causar frustrações e até mesmo prejudicar a saúde de mulher.

Top