Mitos e verdades sobre queda de cabelo

A queda de cabelo é uma queixa muito comum entre os indivíduos. São diversas as causas envolvidas no problema, desde a má alimentação, até…

A queda de cabelo é uma queixa muito comum entre os indivíduos. São diversas as causas envolvidas no problema, desde a má alimentação, até mesmo alguma doença sistêmica. Independente da sua causa, uma grande parte da população tem dúvidas sobre como reagir ou quais fatores geram a queda de cabelo. Conheça alguns mitos e verdades sobre a queda de cabelo.

Lavar os cabelos diariamente não acelera a queda de cabelos. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a queda de cabelo

Como muitos indivíduos buscam a orientação de um especialista para compreender qual o motivo da queda de cabelo. Separamos abaixo algumas informações sobre o problema, incluindo mitos e verdades.

  •  Lavar a cabeça todos os dias pode intensificar a queda de cabelos.

Mito – Diferente do que muita pessoa pensa, a lavagem dos cabelos de forma diária, não te interferência sobre os bulbos capilares, por isso não afeta o nascimento, nem mesmo intensifica a queda dos fios.

  •  O uso rotineiro de bonés ou chapéus acelera a queda dos cabelos.

Mito – De acordo com especialistas, o uso de bonés e de chapéus não acelera a queda de cabelose muito menos colabora com o desenvolvimento de patologias capilar.

São diversos os motivos que levam à queda de cabelo. (Foto: divulgação)

  • O uso frequente de tinturas no cabelo pode estragar os cabelos.

Verdade – O uso continuo de produtos químicos com o intuito de tingir os cabelos, pode afetar de forma direta, as madeixas dos indivíduos.

  • Após o parto, a queda de cabelo é intensificada.

Verdade – Segundo especialistas, até quatro meses após o parto, a mulher pode apresentar uma intensa queda de cabelo. Isso ocorre porque, após o parto ou qualquer tipo de estresse físico ou emocional, pode favorecer, de forma prematura, a fase de queda, levando à perda de mais fios por dia. Esse é denominado como eflúvio telógeno. Vale ressaltar que os fios voltarão a crescer normalmente, depois desse período.

  • Não secar os cabelos, logo após o banho, pode favorecer a queda de cabelo.

Mito – Até o momento, não existe evidência de que deixar os fios molhados favoreça a queda de cabelo.

  • A calvície tem tratamento.

Verdade – Atualmente existem diversos tratamentos dermatológicos que interrompem a queda de cabelo. Em alguns casos e a depender da causa, eles favorecem o crescimento de novos fios.

Muitos indivíduos sofrem com o problema da queda de cabelo. (Foto: divulgação)

A queda de cabelos é um problema muito comum e que faz com que diversos indivíduos busque a orientação de um especialista. Após conhecer os mitos e verdades sobre a queda de cabelo, é importante seguir as orientações, evitando qualquer consequência grave.

Top