Como descobrir a causa da queda de cabelo

A alopécia androgenética, mais conhecida como calvície, afeta uma grande parte das mulheres. Muitas delas apresentam um alto grau de ansiedade e de sofrimento…

A alopécia androgenética, mais conhecida como calvície, afeta uma grande parte das mulheres. Muitas delas apresentam um alto grau de ansiedade e de sofrimento emocional. Isso porque o problema afeta um dos principais ícones de beleza da mulher, o cabelo. Saiba como descobrir a causa da queda de cabelo.

Como descobrir a causa da queda de cabelo (Foto: Abril)

Como descobrir a causa da queda de cabelo (Foto: Abril)

Como descobrir a causa da queda de cabelo

A calvície apresenta diversos sinais desde o seu início. É muito importante que o indivíduo conheça os principais indícios da perda capilar, de forma a identificar o grau de intensidade do problema. Abaixo separamos aqui os graus deste problema que ajuda você a como descobrir a causa da queda de cabelo tanto em homens quanto em mulher.

Grau I – incia-se o afinamento do cabelo na parte anterior e superior da cabeça, associado a uma redução do volume e um crescimento lento das madeixas.

Grau II – ocorre a rarefação do cabelo, de forma que seja possível observar o couro cabeludo do indivíduo.

Grau III – os fios ficam muito finos, frágeis, quebradiços e com coloração mais clara. Nesse estágio, a calvície já está instalada, poupando apenas o cabelo da região posterior, acima da nuca.

Leia mais informações sobre: Principais causas da queda de cabelo

Conhecendo as etiologias da queda de cabelo

Mulheres podem sofrer muito com os problemas  (Foto: Abril)

Mulheres podem sofrer muito com os problemas (Foto: Abril)

São diversos os motivos que levam os cabelos a perderem seu aspecto saudável. Para ajudar na compreensão, as etiologias da queda de cabelos são separadas em dois grupos. O primeiro está relacionado às causas internas que tem como exemplos as alterações nutricionais, as manifestações genéticas, as irregularidades hormonais e as inflamações do couro cabeludo. O outro grupo recebe a classificação de causas externas, tendo como exemplos, a exposição excessiva ao Sol ou mesmo a fumaça dos cigarros.

Leia Também:  Queda de cabelo pode indicar problemas de saúde

A queda capilar pode ser fisiológica

É preciso cuidar dos fios e cada pessoa possui um tipo de tratamento  (Foto: Abril)

É preciso cuidar dos fios e cada pessoa possui um tipo de tratamento (Foto: Abril)

É necessário ressaltar que um indivíduo normal e com boa saúde pode perder até 100 fios de cabelos por dia, perda que é reposta rapidamente. Em alguns momentos da vida, os fios de cabelo podem cair com maior ou menor frequência, a depender da fase da vida. Diferente da calvície, na queda de cabelo fisiológica, não ocorre afinamento dos fios, associado a atrofia e fibrose dos folículos.

Leia mais informações sobre: Tratamentos para Queda de Cabelos, Dicas

Pentear os cabelos pode colaborar com a queda de cabelo

Alguns indivíduos preferem pentear os cabelos quando eles ainda estão úmidos ou molhados. No entanto, foi comprovado que essa prática pode acelerar a perda dos fios. Isso porque leva a maior facilidade de rompimento e extração da haste quando penteados.

As causas podem ser muitas  (Foto: Abril)

As causas podem ser muitas (Foto: Abril)

A queda de cabelo é uma das principais queixas entre os indivíduos, em especial na população feminina. Apesar desse problema apresentar diversas etiologias, é ideal que a pessoa busque a orientação de um especialista para descobrir a causa de queda de cabelo, de modo a evitar a alopecia.

Top