Mitos e verdades sobre puberdade

A puberdade nada mais é do que a fase de desenvolvimento em que a criança é preparada para a maturação sexual e reprodução. Existem…

Por Editorial MDT em 08/07/2013

A puberdade nada mais é do que a fase de desenvolvimento em que a criança é preparada para a maturação sexual e reprodução. Existem vários mitos envolvendo o assunto, que podem acabar confundido alguns pais e causando preocupação desnecessária. Saiba mais sobre o assunto e confira os mitos e verdades sobre a puberdade.

A puberdade é um assunto que preocupa muitos pais. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a puberdade

  • Durante a puberdade acontece o estirão

Verdade. As intensas alterações hormonais durante a puberdade aumentam consideravelmente a velocidade de crescimento do indivíduo, caracterizando o estirão puberal. Normalmente esse momento está associado ao surgimento dos caracteres sexuais secundários.

  • O início da puberdade é influenciado exclusivamente por fatores genéticos

Mito. Tanto o início quanto a evolução da puberdade recebe importante influência de fatores genéticos e ambientais. Entre alguns dos principais fatores envolvidos é possível destacar o estado nutricional do indivíduo, se é obeso ou não, se realiza atividade física regularmente e a condição psicossocial em que o jovem se encontra.

  • Meninas tendem a menstruar na mesma idade de suas mães

Verdade. A primeira menstruação, conhecida como menarca, é uma condição que recebe influência principalmente das características genéticas do indivíduo. É bastante comum as meninas menstruarem pela primeira vez em idade semelhante à de suas mães.

O início da puberdade é influenciado por diversos fatores. (Foto: divulgação)

  • A realização de exercício físico intenso adianta a maturação sexual

Mito. Enquanto alguns fatores são capazes de antecipar a maturação sexual, outros a atrasam, como é o caso da prática de atividade física intensa, desnutrição, doenças crônicas e distúrbios hormonais. Em contrapartida, a obesidade e a vida urbana são responsáveis por adiantar a puberdade.

  • A puberdade masculina começa com o aumento do volume testicular

Verdade. O aumento do tamanho dos testículos é o primeiro sinal da puberdade masculina, e geralmente ocorre por volta do 10º ano de vida, podendo variar do 9º ao 14 anos. Em seguida ocorrem o aparecimento dos pelos pubianos e o aumento do pênis. Os pelos na região axilar surgem após 1 ano e meio do início do processo, enquanto a barba aparece apenas depois de mais 2 anos.

  • A puberdade feminina se inicia com a menstruação

Mito. O primeiro sinal da puberdade feminina é o surgimento do broto mamário (conhecida como telarca), que ocorre por volta do 8º ano de vida, podendo variar até o 13º ano. 1 ano e meio após esse processo, surgem os pelos pubianos e axilares. Em torno de 2 a 5 anos após a telarca, ocorre a primeira menstruação (menarca).

O primeiro sinal da puberdade masculina é o aumento testicular. (Foto: divulgação)

A maturação sexual é um assunto bastante interessante, que causa várias dúvidas em diversos pais. É importante ficar por dentro do assunto e conhecer os mitos e verdades a respeito da puberdade.

Top