Mitos e verdades sobre o mel

O mel é um alimento muito delicioso e benéfico para nossa saúde. Rico em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes que se torna uma…

O mel é um alimento muito delicioso e benéfico para nossa saúde. Rico em vitaminas, sais minerais e outros nutrientes que se torna uma grande fonte de energia. Porém, apesar de proporcionar muitos benefícios para saúde, esse alimento gera muitos mitos. Pensando nisso, selecionamos os mitos e verdades sobre o mel. Confira.

Aposte no consumo de duas colheres de mel por dia. (Foto: divulgação)

Mel e seus benefícios

Para quem ainda não usa o mel na alimentação, é preciso saber que ele proporciona muitos benefícios para nossa saúde. Um alimento natural e completo, o mel possui muitos elementos nutritivos. Segundo a Organização Mundial de Saúde, ele possui mais de 70 substâncias das quais nosso corpo precisa.

Rico em água, sacarose, glicose, ferro, potássio, frutose, sódio, enxofre, fósforo, cobre, cálcio, selênio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas (A, E e C) e alguns tipos de proteínas.

O mel ajuda no tratamento de gripes e resfriados. (Foto:divulgação)

Veja também tipos e benefícios do mel para a saúde 

Mitos e verdades sobre o mel

1. O açúcar pode ser substituído pelo mel.

Verdade. O açúcar pode ser substituído pelo mel, sendo uma escolha muito saudável e saborosa. Uma colher de chá de açúcar contém em media 40 calorias, enquanto uma de mel contém apenas 25. O ideal é consumir duas colheres de mel por dia.

2. Pessoas diabéticas podem consumir mel à vontade.

Mito. As pessoas portadoras de diabetes devem evitar o consumo de glicose, portanto o mel deve ser consumido com moderação. Apesar de ser rico em nutrientes, o mel possui alta quantidade de carboidratos. Sendo assim, o consumo deve ser evitado.

3. O mel é eficaz no tratamento de várias doenças.

Continuar Lendo  Descobrindo Madagascar: sugestões de lugares para conhecer

Verdade. O mel atua no tratamento de doenças como gripe, bronquite, asma e também problemas na circulação e músculos. A substância feita pelas abelhas fortalece o sistema nervoso, desintoxica, melhora a digestão e atua como antibiótico.

4. O mel não ajuda no funcionamento intestinal.

Mito. O mel possui importante papel no equilíbrio do intestino. Ele facilita o crescimento das bactérias do bem, que facilitam a digestão. Trata-se de um grande aliado do bom funcionamento do intestino.

5. O mel é excelente para a beleza da pele.

Verdade. O mel além de hidratar a pele e as fibras capilares, ele atua na proteção contra o envelhecimento precoce, regenera as células superfícies, limpa e nutre.

O mel proporciona muitos benefícios para a saúde. (Foto: divulgação)

Veja também benefícios do mel para tratar a saúde 

O mel é um grande aliado da nossa saúde, portanto aderir esse alimento no cardápio proporciona muitos benefícios. É importante consumir na medida certa esse alimento para que não seja prejudicial. O ideal é consumir o mel de forma moderada.

Top