segunda-feira, 8 de agosto de 2022 - 08/08/2022 12:41:26
MundodasTribos

O mel é a mais antiga forma de adoçar os alimentos conhecida pelo homem. Além disso, o fato de fazer bem para a saúde também é conhecido há muito tempo. Produto natural e fácil de ser encontrado, o mel também tem bem menos calorias do que o açúcar (uma colher de sopa de açúcar tem cerca de 40 calorias, enquanto a mesma medida de mel apresenta 25 calorias – e adoça muito mais) embora continue sendo contraindicado para os diabéticos por conter muitos carboidratos simples, como a sacarose. Seu uso também apresenta restrição para os menores de três anos, por poder apresentar esporos de uma bactéria responsável pelo surgimento do botulismo no homem, podendo causar infecções graves nas crianças dessa faixa etária. Além dos benefícios para o nosso organismo, o mel pode ser utilizado na confecção de produtos caseiros de beleza! É um excelente hidratante e chega até mesmo a reduzir as rugas!

Existem diversos tipos de mel, dependendo da planta de onde a abelha extraiu o néctar. Cada um desses tipos apresenta especificidades diferentes, servindo para muitas coisas. Por exemplo, o mel que auxilia o sistema respiratório, aliviando tosses e outras doenças como bronquite, é o mel de eucalipto, que apresenta uma cor mais escura e tem um sabor mais forte. Ou seja, não adianta consumir o mel, por exemplo, silvestre mais escuro para aliviar a tosse: o máximo que você vai conseguir é um efeito laxante, uma energia extra e um estímulo ao seu sistema imunológico. Conheça alguns dos principais tipos e seus benefícios:

O mel de eucalipto apresenta um sabor mais forte e uma coloração mais escura, sendo mais indicado para auxiliar no tratamento às doenças respiratórias, como a bronquite, além de aliviar a tosse.

O mel de laranjeira tem um sabor mais suave e apresenta propriedades sedativas, sendo um ótimo calmante natural, ajudando a combater a insônia. Também ajuda a manter o funcionamento do intestino regulado e a prevenir câimbras e distenções musculares.

O mel silvestre (de flor do campo) aparece em duas versões e tem um sabor leve. O tipo mais claro deve ser consumido principalmente por crianças e idosos. O mais escuro serve como laxante, estimula a imunidade e ainda é um tônico energético natural. As duas versões tem as mesmas propriedades, além de acalmar e desintoxicar.

O mel de assa-peixe tem um perfume gostoso e é saboroso, sendo utilizado para aliviar queimaduras, picadas de diversos insetos e algumas doenças de pele. Também ajuda a depurar o sangue e tem propriedades calmantes.

O mel com própolis e agrião tem propriedades anti-inflamatórias, é descongestionante e diurético, ajuda a melhorar a circulação e a limpar o sangue, sendo indicado para pessoas com problemas respiratórios.

O mel de cipó-uva tem propriedades expectorantes, laxantes e desintoxicantes, além de ajudar na limpeza do fígado.

Você pode consumir o mel puro (alguns especialistas recomendam uma colher de sopa diária para conseguir aproveitar os benefícios para a saúde, mas não existem pesquisas conclusivas nesse sentido) ou acrescentar o mel em suas receitas. Uma coisa bem interessante que pode ser feita é substituir a maior parte do açúcar usado pelo mel. Caso o mel esteja cristalizando, com uma textura e uma espessura diferentes da natural, aqueça em banho-maria. Nunca use o micro-ondas, você pode perder boa parte das propriedades do mel desse jeito. Aproveite essa maneira mais natural e saudável de adoçar os seus alimentos e experimente todos esses benefícios!

 

O conteúdo "Tipos e beneficios do mel para a saude" foi feito por Redacao e distribuído por MundodasTribos na categoria Saúde em . Conteúdo atualizado em .

Redacao

Redação Mundo das Tribos.

1

Pode ser do seu interesse

Programa Saúde Não Tem Preço

Programa Saúde Não Tem Preço

Entenda porque ciência recomenda leite após malhação

Entenda porque ciência recomenda leite após malhação

Dicas de motivação para praticar exercícios

Dicas de motivação para praticar exercícios

A água e seus muitos benefícios

A água e seus muitos benefícios

Pratos quentes: Trocas que emagrecem

Pratos quentes: Trocas que emagrecem

Dicas para prevenir a enxaqueca

Dicas para prevenir a enxaqueca