Benefícios do mel para tratar a saude

Editorial MDT 22/08/2011 Saúde

O mel é uma substancia produzida por determinado tipo de abelhas a partir do néctar contido nas flores. Sua utilização pode tratar diversos problemas de saúde, ele previne doenças e ainda pode ser utilizado como um complemento para a beleza do corpo, isso porque o líquido viscoso, de cor marrom-amarelada é riquíssimo em elementos nutritivos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mel contém mais de 70 substâncias que são essenciais ao organismo. Altamente energético, ainda auxilia no tratamento de doenças do coração, problemas pulmonares, de visão e até em tratamento de anemias.

Como possui alto teor de fibras solúveis, ele funciona como regulador intestinal e facilitador da digestão. Suas propriedades antimicrobianas e anti-sépticas previnem infecções e ajudam na cicatrização de feridas. O mel possui oligo-minerais que contribuem para o bom funcionamento do nosso corpo, além de outros nutrientes como água, frutose, sacarose, glicose (carboidratos), potássio, ferro, sódio, enxofre, cobre, fósforo, zinco, selênio, cloro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).

O mais indicado é que o açúcar seja substituído pelo mel. Uma colher (chá) de mel fornece 25 calorias, enquanto a mesma medida de açúcar contém 40 calorias. O ideal é que se consuma diariamente até duas colheres de sopa de mel para aproveitar todos os seus benefícios. O poder adoçante do mel é duas vezes maior que o do açúcar e ele ainda, pode ser combinado com frutas, leite, iogurte, açaí, pães e biscoitos, cereais e até bebidas como sucos e cafés. Ele é um ótimo complemento alimentar, além de ser uma escolha muito mais saudável e saborosa.

O mel pode tratar doenças como bronquite, gripe, asma, amigdalite, problemas de circulação e dos músculos. Ele também fortalece o sistema nervoso, ajuda a desintoxicar, facilita a digestão e é um excelente anticéptico e antibiótico. Além de ser um dos melhores e mais eficientes remédios contra os efeitos da gripe e resfriados, prepara o corpo para se defender de infecções, protege de infartos e reduz o colesterol, acalma e abate a insônia, cura feridas e queimaduras.

Confira os tipos de mel mais comuns e conheça os benefícios de cada um.

De Laranjeira: Uma das versões mais saborosas, calmante, regula o intestino e ainda, previne cãibras e distensões musculares.

Com Própolis e Eucalipto: Combate a gripe e ajuda a cuidar dos brônquios e ainda, conta com propriedades anti-inflamatórias.

Com Própolis e Lótus: Dilata os brônquios e tem ação expectorante, indicado para portadores de asma, bronquite e amigdalite.

Com Própolis: A propriedade bactericida do mel unida com o efeito antibiótico do própolis é indicado para quem tem problemas nas vias respiratórias.

Com Própolis e Agrião: É descongestionante, anti-inflamatório e diurético. Também ajuda a limpar o sangue e melhora a circulação.

Na hora de escolher o mel que vai comprar procure pelo selo do Serviço de Inspeção federal do Ministério da Agricultura, desta forma você terá certeza que o produto é de qualidade. Escolha uma embalagem que mostre o peso líquido do produto, o número do lote, a validade e o endereço do fabricante. Se bem conservado, o mel pode durar até três anos.

Atenção! Crianças de até um ano de idade não podem ingerir mel. Diabéticos, gestantes e lactantes podem tomar apenas sob prescrição médica.

Outros artigos

Decoração Com  Móveis Vintage

12/04/2011

Decoração Com Móveis Vintage

Querendo inovar a decoração da sua casa? Então saiba que o estilo retrô oferece muitas possibilidades para personalizar determinados espaços residenciais. Dessa ...

www.qualicorp.com.br, Site Qualicorp Seguros

04/10/2010

www.qualicorp.com.br, Site Qualicorp Seguros

Sabemos que em relação a seguro de bens, ou então de saúde devemos estar sempre atentos e não marcar bobeira e também não hesitar em contratar um serviço de qual...