Mitos e verdades sobre dietas

Mitos e verdades sobre dietas

Com a constante busca pela perda de peso e o surgimento de várias dietas com promessas milagrosas, é normal que se espalhem vários mitos…

Por Editorial MDT em 29/01/2013

Com a constante busca pela perda de peso e o surgimento de várias dietas com promessas milagrosas, é normal que se espalhem vários mitos a respeito do assunto e pessoas mais desavisadas podem acabar se dando mal na tentativa de se livrar do excesso de peso. Confira alguns mitos e verdades sobre dietas.

Fique por dentro da dieta diet e light.

Confira mitos e verdades sobre dietas. (Foto: divulgação)

Alguns alimentos são livres de gordura

Mito. Todos os alimentos têm gordura, mesmo que seja um peito de frango grelhado ou até mesmo um pedaço de pão. O que varia que muda de um produto para outro é o tipo de gordura e a quantidade, que podem fazer toda diferença em uma dieta.

Beber água quente em jejum emagrece

Mito. Perder peso depende da quantidade calorias ingeridas na dieta e da quantidade de energia utilizada pelo organismo para realizar suas funções. Quanto mais energia se gasta, mais se emagrece. Existem alguns poucos alimentos capazes de alterar a taxa metabólica, aumentando-a, como é o caso da cafeína e do óleo de coco. Entretanto, beber água quente em jejum não estimula nenhum gasto calórico.

É possível encontrar comida saudável em fast foods

Verdade. Por mais que “fast food” e “saúde” não pareçam combinar, é possível fazer escolhas inteligentes e que ajudem na perda de peso até mesmo nos restaurantes desse tipo. É possível encontrar grelhados e saladas, além de sucos e sobremesas de baixas calorias e até mesmo sugestões light e diet.

Nenhum alimento é totalmente livre de gorduras, nem mesmo as saladas. (Foto: divulgação)

Comer pequenas poções a cada três horas ajuda a emagrecer

Verdade. Pular as refeições do dia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não ajuda a emagrecer e pode até mesmo contribuir para que o indivíduo coma além da conta. O corpo necessita de uma quantidade mínima de energia para realizar suas funções vitais diárias e quando fica muito tempo sem comer, o impulso da fome é maior. O resultado é que, quando a comida aparecer pela frente, é bem possível que ele coma mais do que o necessário. Ingerir pequenas porções de alimento ao longo do dia inibe a fome e favorece a queima de calorias.

Remédios naturais para emagrecer não são capazes de fazer mal à saúde

Mito. Nem tudo que é natural faz bem para a saúde. É preciso tomar muito cuidado com remédios naturais para emagrecer vendidos pela televisão ou sem orientação médica, que, se não testados cientificamente, podem não funcionar e, na pior das hipóteses, causar inúmeros malefícios ao organismo.

Comer depois das 8 da noite engorda mais

Mito. É verdade que o metabolismo noturno do organismo é mais lento, mas não é o fato de comer a noite que vai engordar. O ganho de peso é o resultado do excesso de calorias ingeridas ao longo de todo o dia, e não em apenas em uma parte dele.

Comer assistindo televisão engorda

Verdade. Comer assistindo televisão é uma prática que provoca o ganho de peso porque o indivíduo deixa de perceber o quanto come, mantendo a atenção fixa na telinha. Por isso que pessoas que comem à mesa são menos propensas a engordar.

Confira dicas de como aumentar o metabolismo.

Constantemente surgem novas dietas, o que acaba confundindo as pessoas. (Foto: divulgação)

É preciso tomar bastante cuidado com as dietas e uma boa maneira de se manter bem informado é acabando com os mitos sobre a restrição de comida. Vale a pena lembrar que, sem força de vontade é impossível conquistar a silhueta desejada.

Top