Saiba como viver bem com seu gato

PUBLICIDADE
(Imagem: Foto divulgação)

Gatos, geralmente são mais independentes e, personalistas do que outros animais de estimação, sobretudo os cachorros. “Os donos colocam iglus e cestas disponíveis, mas, se o gato pode escolher, acaba indo dormir em outros pontos”, explica a veterinária Rúbia Burnier, de São Paulo. Ainda que adorem andar livremente pela casa, desenvolver uma área onde eles fiquem aconchegados não é um grande desafio.

A veterinária explica que os gatos precisam de três tipos de espaço: um para descanso, um para lazer e outro de luta. Geralmente o próprio animal é que escolhe esses lugares, porém é possível tentar entrar num consenso com ele. “É importante entender essa natureza e deixar esses territórios serem definidos, cuidando da sua segurança para evitar acidentes”, diz Burnier.

A área de descanso é normalmente em lugares altos, como prateleiras ou armários, onde eles se sentem mais resguardados. As demais áreas são provisórias:  a de lazer é escolhida quando deseja se divertir, assim como o lugar que se esconde quando se sente ameaçado.

PUBLICIDADE

Como são estimulados por cores e cheiros, quanto mais o ambiente  for colorido, mais eles vão gostar. Plantas com aroma, como a lavanda e a menta são estimulantes. Os animais também necessitam comer plantas que auxiliam na digestão, como exemplo a grama. “Vale criar um canto verde para o gato, como uma floreira onde ele possa subir e se enroscar nas plantas”, diz Burnier.

No entanto, é necessário muito cuidado para algumas espécies venenosas, como a samambaia e a flor de azaleia, ou meramente com o excesso de plantas, já que poderá gerar consequências alérgicas respiratórias.

Para facilitar a limpeza e deixar o espaço fresco, é recomendável revestimento de cerâmica. E mais podem ser instaladas diversas janelas, para deixar o ambiente luminoso e facilitar a visualização do lado de fora.

Ainda no mesmo cômodo, poderá ser acomodado camas, para os felinos dormirem, além de uma bancada ao lado de uma pia, que para dar banho nos animais. “Ter uma casa mais clean, fácil de circular, com plantas para o gato – essas adaptações são uma homenagem do dono ao bichano, que está longe da natureza”, diz a veterinária.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.