Mitos e verdades sobre diabetes

Muitas pessoas sofrem com os problemas causados pela diabetes, doença que afeta uma grade parcela dos brasileiros. Um dos grandes problemas é que existem muitos mitos sobre a…

Por Redacao em 30/07/2015

Muitas pessoas sofrem com os problemas causados pela diabetes, doença que afeta uma grade parcela dos brasileiros. Um dos grandes problemas é que existem muitos mitos sobre a doença, pensando nisso selecionamos algumas informações sobre mitos e verdades sobre diabetes, para você que também não sabe muito sobre a doença.

Mitos e verdades sobre diabetes - Mitos e verdades sobre diabetes (Imagem Ilustrativa)

Leia também: Conheça os Benefícios do Tomate.

Mitos e verdades sobre diabetes

Confira alguns mitos e verdades sobre diabetes:

Você pode trocar a insulina por carboidratos

Mito: Isso não é verdade, porque o carboidrato eleva a glicemia com mais rapidez, por isso sua ingestão deve ser controlada. No diabetes Tipo 1, é necessária a aplicação de insulina diariamente, já que o pâncreas não produz este hormônio. Portanto, mesmo que não coma carboidratos, precisará aplicar insulina. No caso do diabetes Tipo2, a ingestão da insulina vai depender do nível de glicemia. Se estiver controlado, pode-se parar o uso, porém, só um médico poderá fazer esta avaliação.

Existem muitos mitos sobre a diabetes (Imagem Ilustrativa)

Substitua os açucares dos alimentos por adoçantes

Verdade: Vale lembrar que os adoçantes foram feitos exatamente para os diabéticos ou para quem está de dieta, porém, para pessoas que não têm nenhuma disfunção, existe um limite para seu uso. O valor diário recomendado de aspartame é 40 mg por kg, já no ciclamato, este número é bem menor, 11 mg.

Confira também: Obesidade e a Cirurgia.

Não pode beber bebidas alcoólicas

Verdade: Isso acontece porque o consumo isolado pode levar a hipoglicemia (baixa nas taxas de glicose sanguínea) ou dificultar a recuperação de uma crise hipoglicêmica, já que o uso de insulina e de outros medicamentos para controlar o diabetes é feito para baixar a glicemia, e o álcool tende a diminuir ainda mais estas taxas, o que pode levar a um quadro crônico.

A diabetes afeta milhões de brasileiros (Imagem Ilustrativa)

Canela pode ajudar a controlar a doença

Mito: Não existe nenhuma comprovação científica que comprove isso. Existem alguns estudos em relação à canela, porém são estudos preliminares, que merecem mais esclarecimentos para provar esse efeito satisfatório.

Na duvida consulte um médico (Imagem Ilustrativa)

Veja também: Benefícios do açúcar de coco.

Diabéticos não podem usar sauna e fazer escalda pés

Verdade: Isso acontece por ser uma disfunção metabólica o diabetes altera a circulação e compromete os vasos sanguíneos, dificultando o processo de cicatrização e pode causar problemas em diversas outras funções como problemas renais e o comprometimento da visão. “Em função desta alteração circulatória, os riscos de exposição à altas temperaturas e aos choques térmicos podem agravar ou desencadear quadros de angiopatias e outros problemas cardíacos”, finaliza a Patrícia.

Top