Conheça os Principais Mitos Inventados Sobre a Saúde

Quem nunca ouviu dizer que chocolate causa espinhas, ou que comer a noite engorda mais, e ainda, que a água com açúcar acalma os…

Quem nunca ouviu dizer que chocolate causa espinhas, ou que comer a noite engorda mais, e ainda, que a água com açúcar acalma os nervos. Estes e outros relatos não passam de crenças populares inventados ao longo das décadas, muitos criados para amedrontar escravos daquela época, como é o caso da manga que não pode ser comida junto com o leite. Para acabar de vez com essa mitologia barata, resolvemos expor, os mitos mais conhecidos, e ainda muito discutidos por muitas pessoas. Abaixo, confira detalhadamente a verdade sobre cada um deles.

1. Manga com leite faz mal

Esta questão é histórica. A péssima fama da mistura começou na escravidão, onde os senhores do engenho, inventaram este mito, para que os escravos não tomassem leite, e nem comessem as mangas das propriedades. E acabou dando certo, pois até hoje, grande parte dos avós, acreditam que essa mistura agride nosso organismo. Mas não se preocupe, a manga misturada com o leite é bastante saudável, e não é capaz de levar ninguém direto para o hospital.

2. Água com açúcar acalma os nervos

Segundo a endocrinologista Adriana Teloglia, o açúcar, quando ingerido pelo organismo, ele se transforma em glicose, o qual é uma fonte de energia, e não possui efeito sedativo ou tranquilizante. O açúcar pode causar uma sensação de bem-estar, por produzir certos neurotransmissores, como a serotonina, a qual é muitas vezes é confundida com o efeito relaxante que muitos acreditam que essa mistura da água com o açúcar proporciona.

Leia Também:  Maquiagem para casamento de manhã: dicas

3. Panela de alumínio prejudica a saúde

É correto afirmar que a intoxicação por alumínio pode estar relacionada a relatos de constipação intestinal até alterações neurológicas. Contudo, estudos garantem que a partir desses recipientes, a ingestão de alumínio está bem abaixo do índice diário definido. Então ao contrário do que diz os relatos populares, as panelas de alumínio não podem ser culpadas por problemas graves de saúde. Apenas, evite polir estes tipos de panelas, pois, a camada protetora poderá desaparecer, e o risco de transferência do alumínio para a panela será maior.

4. Vitamina C previne contra a gripe

O poder antioxidante da vitamina C impede que os radicais ataquem as células de defesa, desse modo acredita-se que o suplemento nutricional é capaz de evitar a gripe. Porém, apenas quem possui deficiência dessa vitamina, é beneficiado com essa reposição. Aqueles que compram o remédio gastam o dinheiro sem necessidade.

5. Comer a noite engorda mais

À noite, o problema não é quando, mas o que você come. O que provoca o ganho de peso é o excesso de calorias.  Desse modo, os carboidratos ingeridos à noite não possui ligação com o ganho. Procure dar preferência aos alimentos que contenham carboidratos complexos, os quais estão presentes nos alimentos integrais como: no arroz, na farinha, nas verduras, legumes e frutas. Estes tendem a aumentar a sensação de saciedade.

6. Chocolate causa espinhas

Muitos acreditam que comer chocolate causa espinhas, porém até hoje, não existe nenhum estudo que confirmar a relação entre o chocolate e o aparecimento de espinhas. Na maioria das vezes, a espinha aparece devido a alterações hormonais e ao estresse, o chocolate só por si, não determina o seu aparecimento. As possibilidades para o seu surgimento, são várias, e vão desde questões hormonais até hereditariedade.

Leia Também:  Os benefícios do shampoo a seco

7. Tomar banho ou nadar depois de comer pode matar

É muito difícil encontrar alguém que nunca foi impedido de entrar na piscina, ou tomar banho, depois de comer. A regra era que a pessoa deveria ficar aproximadamente uma hora afastada da água, depois de comer.  A preocupação era que a pessoa pudesse ter cólicas intensas, capazes de provocar um afogamento. É correto afirmar que para ajudar na digestão, parte da circulação sanguínea é direcionada para a barriga. Desse modo, para não prejudicar o processo digestivo, é melhor evitar exercícios depois da refeição.

Estes são os mitos mais contados principalmente por nossos avós e temidos por eles, já que eles procuram explicar os principais acontecimentos da vida por meio do sobrenatural.  No entanto, como não passam de crenças populares, os quais muitos foram passados de geração a geração para amedontrar certos indivíduos daquela época, não se deve acreditar em tudo o que dizem.

Top