Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos

Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos

Quer conhecer os mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos? Então continue a ler esta matéria, que preparamos especialmente para quem vai iniciar (ou…

Por Andre em 03/08/2014

Quer conhecer os mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos? Então continue a ler esta matéria, que preparamos especialmente para quem vai iniciar (ou já começou) esse importante tipo de tratamento e quer tirar uma série de dúvidas a respeito dele.

Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos (Foto: Divulgação)

Quando alguém vai ao ortodontista e ele dá o diagnóstico de que será preciso utilizar o aparelho nos dentes, muitas pessoas costumam ficar com medo, acreditando que o uso desse item irá lhe trazer diversos empecilhos, principalmente em relação aos hábitos alimentares.

Também conhecido como aparelho dentário, o dispositivo é encontrado em vários tipos (fixos, removíveis, etc) e possui diferentes funções, entre as quais fazer o alinhamento dos dentes em situações de má formação e corrigir a posição dos dentes para fins funcionais e estéticos, além de outras.

Dicas para se adaptar ao aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico: antes e depois, fotos

Mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos

Muitos acreditam que o aparelho é apenas para criança, um mito (Foto: Divulgação)

São vários os mitos e verdades do aparelho dentário, como:

– Durante o uso do aparelho é proibido mascar chiclete, comer pipoca e amendoim.

Mito. Dá para comer de tudo, mas é necessário ter cuidado com os alimentos mais duros, que devem ser cortados em partes pequenas, para evitar quebrar os bráquetes.

– Quem usa aparelho nos dentes tem dificuldade para falar.

Verdade. Alguns tipos de aparelhos podem causar dificuldade para falar no início, mas depois de pouco tempo, você se acostuma.

– Usar aparelho ortodôntico causa dor e o tratamento demora demais.

Parcialmente verdade. Devido à força que é aplicada para movimentar os dentes, o usuário pode sentir um pouco de dor no começo, mas logo se acostuma. Os tratamentos demoram, em média, dois anos.

– Aparelho é só para criança.

Mito. Ele pode ser usado em várias etapas da vida, com diferentes funções, como incentivar o crescimento de um osso, na infância, ou consertar dentes tortos, nos jovens e adultos, por exemplo.

– A má higienização dos dentes com aparelho pode deixá-los manchados.

Verdade. A má escovação permite o acúmulo da placa bacteriana na superfície dos dentes, desmineralizando a região atingida e levando ao surgimento de manchas.

Mais mitos e verdades

A má higienização dos dentes com aparelho pode causar manchas, verdade (Foto: Divulgação)

Há ainda diversos outros mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos, entre os quais:

– O aparelho atrapalha o beijo.

Mito. O que você precisa ter é cuidado para não cortar a boca.

– Depois de retirar o aparelho, é necessário usar contenção.

Verdade. A contenção serve para ajudar os ossos e os ligamentos periodontais a memorizarem suas novas posições, evitando que os dentes voltem a ficar tortos.

– Aparelho estético é menos eficiente.

Mito. Atualmente, é tão eficiente quanto o aparelho convencional.

Top