Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos

Andre 03/08/2014 Bem Estar

Quer conhecer os mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos? Então continue a ler esta matéria, que preparamos especialmente para quem vai iniciar (ou já começou) esse importante tipo de tratamento e quer tirar uma série de dúvidas a respeito dele.

Mitos e verdades sobre aparelhos ortodônticos (Foto: Divulgação)

Quando alguém vai ao ortodontista e ele dá o diagnóstico de que será preciso utilizar o aparelho nos dentes, muitas pessoas costumam ficar com medo, acreditando que o uso desse item irá lhe trazer diversos empecilhos, principalmente em relação aos hábitos alimentares.

Também conhecido como aparelho dentário, o dispositivo é encontrado em vários tipos (fixos, removíveis, etc) e possui diferentes funções, entre as quais fazer o alinhamento dos dentes em situações de má formação e corrigir a posição dos dentes para fins funcionais e estéticos, além de outras.

Dicas para se adaptar ao aparelho ortodôntico

Aparelho ortodôntico: antes e depois, fotos

Mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos

Muitos acreditam que o aparelho é apenas para criança, um mito (Foto: Divulgação)

São vários os mitos e verdades do aparelho dentário, como:

– Durante o uso do aparelho é proibido mascar chiclete, comer pipoca e amendoim.

Mito. Dá para comer de tudo, mas é necessário ter cuidado com os alimentos mais duros, que devem ser cortados em partes pequenas, para evitar quebrar os bráquetes.

– Quem usa aparelho nos dentes tem dificuldade para falar.

Verdade. Alguns tipos de aparelhos podem causar dificuldade para falar no início, mas depois de pouco tempo, você se acostuma.

– Usar aparelho ortodôntico causa dor e o tratamento demora demais.

Parcialmente verdade. Devido à força que é aplicada para movimentar os dentes, o usuário pode sentir um pouco de dor no começo, mas logo se acostuma. Os tratamentos demoram, em média, dois anos.

– Aparelho é só para criança.

Mito. Ele pode ser usado em várias etapas da vida, com diferentes funções, como incentivar o crescimento de um osso, na infância, ou consertar dentes tortos, nos jovens e adultos, por exemplo.

– A má higienização dos dentes com aparelho pode deixá-los manchados.

Verdade. A má escovação permite o acúmulo da placa bacteriana na superfície dos dentes, desmineralizando a região atingida e levando ao surgimento de manchas.

Mais mitos e verdades

A má higienização dos dentes com aparelho pode causar manchas, verdade (Foto: Divulgação)

Há ainda diversos outros mitos e verdades sobre os aparelhos ortodônticos, entre os quais:

– O aparelho atrapalha o beijo.

Mito. O que você precisa ter é cuidado para não cortar a boca.

– Depois de retirar o aparelho, é necessário usar contenção.

Verdade. A contenção serve para ajudar os ossos e os ligamentos periodontais a memorizarem suas novas posições, evitando que os dentes voltem a ficar tortos.

– Aparelho estético é menos eficiente.

Mito. Atualmente, é tão eficiente quanto o aparelho convencional.

Outros artigos

Roteiro cultural em Paris

25/10/2011

Roteiro cultural em Paris

Paris, a Cidade Luz, um dos principais destinos turísticos do mundo, possui como diferencial, seus segredos descobertos tanto nos grandiosos boulevards, quanto nas...

Sebos de Livros Digitais

12/03/2011

Sebos de Livros Digitais

Livros com páginas amarelas, gastas de tantos serem folheadas. Têm muitos leitores que amam ter obras passadas pelos olhos de vários amantes apaixonados da liter...

Demi Lovato pode estar grávida

26/08/2014

Demi Lovato pode estar grávida

Demi Lovato pode estar grávida? Será mesmo que a cantora resolveu ter um filho? De fato a confirmação dessa tal gravidez não aconteceu, mas algo bem estranho chamou ...