Dicas para se adaptar ao aparelho ortodôntico

O tratamento ortodôntico não é livre de problemas, principalmente na fase de adaptação ao aparelho. Nos primeiros dias de uso do aparelho dentário é…

O tratamento ortodôntico não é livre de problemas, principalmente na fase de adaptação ao aparelho. Nos primeiros dias de uso do aparelho dentário é muito comum sentir desconforto e também dor. Pensando nisso, selecionamos dicas para se adaptar ao aparelho ortodôntico. Confira.

Aposte no uso de ceras para evitar os ferimentos. (Foto: divulgação)

Uso de aparelho ortodôntico

Os primeiros dias de uso do aparelho dentário é muito comum sentir dor e desconforto. Geralmente esses sintomas somem após alguns dias, pois logo o corpo se acostuma com os dentes se movendo. Essa é uma característica muito comum no tratamento inicial, sendo descrita pelas pessoas como sensação de “dentes moles”.

Além disso, os chamados brackets do aparelho podem causar ferimentos na parte interna e também sentir dores musculares na boca. Porém, como vimos com o tempo isso passa. Na fase de adaptação, é fundamental manter a calma e procurar se acostumar com o aparelho.

Prefira alimentos macios. (Foto: divulgação)

Veja também aparelho ortodôntico, fixos ou móveis 

Dicas para se adaptar ao aparelho ortodôntico

1. Alimentação saudável: coma de preferência alimentos moles que não exijam muita força durante a mastigação. Uma boa dica são os purês de batata, sopas, iogurte, frutas maduras, peixes e outros. Evite carnes muito duras, frutas verdes, balas, chicletes, entre outros;

2. Corte bem os alimentos: os alimentos que forem consumidos devem ser cortados em pedaços menores que o de costume, para facilitar a mastigação. Procure mastigá-los de forma lenta e suave;

3. Use cera dentária: a cera ajuda a prevenir os ferimentos causados pelos brackets e outras partes que estejam machucando a boca. Faça uma bola de cera e coloque sobre o local até cobri-lo;

Leia Também:  Aprenda como usar água na decoração

4. Compressa de água morna: para as dores musculares ao redor da boca, uma boa dica é fazer compressas com água morna sobre a face. Isso ajuda a aliviar a dor;

5. Uso de medicamentos: em caso de dores intensas, o uso de analgésico pode ser uma boa opção. Porém, eles só devem ser usados sobre orientação médica ou do seu dentista. Só eles sabem qual o medicamento mais indicado para seu caso.

A adaptação aos aparelhos ortodônticos pode gerar alguns incômodos. (Foto: divulgação)

Veja também aparelhos ortodônticos, como limpar dicas 

Os aparelhos ortodônticos geram muito desconforto e até dores nos primeiros dias de adaptação. É preciso ter muita calma e paciência nesse processo, afinal os incômodos são inevitáveis. O ideal é optar pela adoção de hábitos que facilitem a adaptação ao aparelho ortodôntico. Aposte em uma alimentação de fácil mastigação, utilize ceras dentárias para prevenir os ferimentos e faça compressas de água morna para aliviar dores musculares. Não se esqueça que o uso de remédios só deve ser feito sob orientação médica.

Top