Como vestir um smoking

O smoking é um traje elegantíssimo, porém, infelizmente, o número de pessoas que curtem esse visual é bastante discreto, enquanto que a quantidade de…

Modelo clássico de smoking, com faixa e gravata borboleta.

O smoking é um traje elegantíssimo, porém, infelizmente, o número de pessoas que curtem esse visual é bastante discreto, enquanto que a quantidade de gente não vai com a cara desse estilo, não é de se desprezar.  Talvez isso se deva à falta de conhecimento que cerca o assunto, mas o importante é que, apesar dos pesares, o smoking continua sendo usado e ainda adquiriu mais prestígio no mundo fashion depois que o Saint Lauren adaptou seu uso para o universo feminino.

O que é um smoking e quando se deve usar

É uma roupa de cerimônia semiformal, também conhecido como “black tie” e indicado apenas para eventos noturnos (depois das 18 horas ou após o pôr-do-sol). Seu correspondente para ser usado de dia é o meio-fraque.

Foi criado em 1860 pela empresa Henry Poole & Co, que costurou o primeiro modelo para o então príncipe de Gales, Rei Eduardo VII do Reino Unido, trajar em jantares informais como uma alternativa à casaca. A partir de então o modelo se espalhou e rapidamente foi copiado.

Como usar o modelo tradicional

Sua composição clássica não é tão rígida como a casaca, porém segue alguma tradição. É constituído por:

  • Um casaco curto, com lapelas em seda ou cetim;
  • Calças com laterais confeccionadas no mesmo material da lapela;
  • Faixa ou colete preto (nunca ambos ao mesmo tempo)
  • Camisa branca com peitilho (com a frente trabalhada);
  • Laço preto de seda;
  • Meias pretas, preferencialmente de seda;
  • Sapato clássico preto, de verniz.

Esse traje não é muito popular no Brasil, mas é visto na TV com certa frequência, em premiações internacionais como Oscar e outras festividades do gênero. A novidade é que estilistas ao redor do mundo têm apostado numa releitura desse visual tradicional e sisudo, conferindo um ar mais despojado e jovial, cheio de charme.

Vários estilistas fizeram uma releitura do smoking.

Confira algumas dicas:

Opção de smoking moderno

Leia Também:  Dicas para usar bermuda no inverno

Nesse modelo, a calça pode dispensar a fita de cetim na lateral. Um paletó na cor preta, em um tecido com brilho fosco, fica muito elegante e deve ser combinado com camisa branca e gravata preta longa. A faixa e o sapato de verniz devem ser descartados nesse look, e a opção fica por conta de um calçado no estilo brogue, na cor preta.

Opção de smoking pop

É perfeito para os homens que apostam num visual bem divertido e ousado, inspirado no figurino dos bailes de formatura dos americanos. Nessa composição vale tudo, mas uma boa opção é o paletó e calça em tom turquesa, violeta ou lilás, combinando com camisa que seja um sobre tom do paletó, ou então preta, com peitilho de babadinhos.

Para completar o figurino, nada de gravatas. Opte por aqueles cordões de couro, com ponteiras de metal, e para os pés aposte em botas ou tênis All Star.

Modelo moderno, com camisa lisa e gravata longa.

Agora é só decidir qual versão se encaixa melhor com sua personalidade e a ocasião da vestimenta, e apostar em um dos looks.

Top