Mitos e verdades sobre a tosse

Será que as simpatias e receitas caseiras antigas para combater a tosse, como as da vovó, realmente funcionam? Essas e outras dúvidas frequentes sempre surgem…

Será que as simpatias e receitas caseiras antigas para combater a tosse, como as da vovó, realmente funcionam? Essas e outras dúvidas frequentes sempre surgem quando aquela tosse chata aparece. Pensando nisso, selecionamos alguns mitos e verdades sobre a tosse

A tosse pode ser provocada por vários fatores. (Foto: divulgação)

O que é tosse

A tosse é um reflexo vital do organismo que normalmente é causado pela presença de corpos estranhos nas vias respiratórias, ou pela inalação de produtos tóxicos. As tosses com catarro, seca ou alérgica podem estar relacionadas com gripe, pneumonia, resfriado, crises de bronquite, coqueluche e outras doenças. A ingestão de xaropes, mel e medicamentos para tosse podem, em muitos casos, aliviar o problema.

Veja também remédios caseiros para tosse seca 

Principais causas da tosse

  • Irritação respiratória;
  • Sintoma de gripe, resfriado;
  • Tabagismo;
  • Alergia;
  • Uso de alguns medicamentos;
  • Corpos estranhos na garganta;
  • Doenças pulmonares ou cardíacas;
  • Infecções na garganta;
  • Tumores de tórax ou garganta.

    Alguns medicamentos podem provocar tosse. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre a tosse

1. A tosse pode ser transmitida de pessoa para pessoa.

Verdade. Entretanto, isso só é possível se a tosse for causada por agentes infecciosos, tais como vírus, bactérias e fungos. Condições causadas por alergias e refluxo não são transmitidas.

2. A tosse pode ser aguda, subaguda e crônica.

Verdade. O que diferencia cada tosse é o tempo de duração, e muitas vezes isso determina a causa. A aguda dura menos de três semanas, a subaguda dura em média de três a oito semanas, já a crônica pode ultrapassar dois meses.

3. O fumo é a principal causa de tosse.

Verdade. De acordo com especialistas, são vários os motivos que levam o fumo a provocar tosse. Ele causa irritação na mucosa das vias aéreas, aumenta o volume de muco, destrói os cílios que cobrem os brônquios e facilita o acúmulo de corpos estranhos nas vias aéreas, provocando tosse.

Leia Também:  Doce de mamão em cubinhos como fazer

4. O gargarejo de sal e água morna acaba com a tosse seca.

Mito. Além de ser pouco palatável, esse método pode irritar ainda mais a garganta, provocando ânsia ou vômito, podendo ainda fazer com que a pessoa engasgue ou até aspire essa água.

5. Enrolar um lenço umedecido com álcool na garganta ajuda aliviar a tosse.

Mito. Apesar de muitas pessoas sentirem um alívio com o calor, a tosse não é minimizada, pois essa atitude não combate a origem do problema. Por isso, é essencial consultar o médico para indicar o tratamento adequado.

6. Mel e própolis auxiliam no combate da tosse.

Verdade. Alguns trabalhos comparando o consumo de mel por pessoas e com placebo demonstram melhora relativa da tosse. Porém, o uso do mel só é indicado após os dois anos de idade.

O mel pode ajudar no tratamento da tosse. (Foto: divulgação)

Veja também tosse crônica, como acontece 

A tosse é um problema que causa grande incômodo e pode ser provocado por vários fatores. O tratamento da tosse consiste na descoberta e intervenção das causas para obter resultados eficazes. O mais indicado é consultar o médico para avaliar o caso e indicar o tratamento correto. 

Top