Remédios caseiros para tosse seca

Quem sofre de tosse seca sente demais a presença dela nesses meses de frio, de inverno rigoroso como está sendo este de 2011, especialmente…

Quem sofre de tosse seca sente demais a presença dela nesses meses de frio, de inverno rigoroso como está sendo este de 2011, especialmente porque em determinadas cidades, a taxa de umidade relativa do ar é baixa, deixando o clima severamente seco. Uma forma de combatê-la muito propagada pelos mais velhos é usar remédios caseiros que são facilmente feitos. Os ingredientes fazem parte da lista de compras de qualquer pessoa e são bem baratos, facilitando a vida de todo mundo.

O xarope de alho é uma receita de remédio caseiro para tosse seca e muito usado pelos mais antigos. Para fazê-lo, esprema dois dentes de alho, coloque junto a 150 ml de água (quase um copo de requeijão cheio) e ainda 200 gramas de açúcar. Misture tudo no fogo, vá mexendo até virar um líquido constistente, como um xarope. Isso leva cerca de dez minutos. Não tome quente, o ideal é deixá-lo esfriar. Após isso, passe o remédio caseiro na peneira, para filtrar e enfim, coloque em uma garrafa e tome três colheres de sopa ao longo de três vezes ao dia ou de acordo com a necessidade.

Outra opção de remédio caseiro para tosse seca é o xarope de guaco, sendo essa planta mais conhecida como a erva dos pulmões. Coloque duas xícaras de água para esquentar e coloque nelas duas xícaras de açúcar. Ferva até virar uma calda e é nesse momento que as folhas de guaco devem ser colocadas nessa mistura. Desligue o fogo e coloque em uma garrafa.

Quem procura um remédio caseiro para tosse seca também pode fazer mais esta receita: coloque uma xícara de açúcar em uma panela e mexa até ele derreter. Em seguida, acrescente uma xícara de suco de laranja e espere ferver. Assim que a mistura levantar fervura, deixe por cerca de15 a 20 minutos até virar uma calda. Acrescente três folhas de hortelã. Quem preferir, poderá colocar mel no lugar do açúcar, que também fará o mesmo efeitos. Toma uma colher de sopa três vezes ao dia e aliado a isso, sempre beba muita água para ajudar na hidratação do corpo.

Leia Também:  Tosse Crônica: Como Acontece?

Quem preferir uma excelente opção de remédio caseiro sem dar tanto trabalho poderá  tomar mel de hora em hora, pois ele alivia e melhora o quadro da tosse seca; ou ainda  acrescentá-lo ao suco de limão. Mas não deixe de colocar dois dentes de alho dentro da jarra. Tome de uma a duas colheres de 30 em 30 minutos.

Para saber exatamente qual o remédio caseiro é mais adequado para tosse seca, é preciso saber mais detalhes sobre ela, como ela ocorre, desde quando ela acontece, com qual frequência, se há uso de substâncias que podem provocar o aparecimento dela, entre outros aspectos. Por mais que existam diversas receitas caseiras, se o problema persistir, é preciso procurar um médico, pois somente ele será capaz de diagnosticar com precisão o que está ocorrendo. Além disso, só com o uso de remédios caserios, problemas mais sérios podem estar sendo mascarados. Portanto, não deixe de conversar com o profissional sobre o assunto.

Top