Mingau de Milho receita passo a passo

Que tal aprender a fazer um delicioso mingau de milho? Leia a matéria para conferir o passo a passo completo. Essa receita é bem…

Por Isabella Moretti em 10/07/2016

Que tal aprender a fazer um delicioso mingau de milho? Leia a matéria para conferir o passo a passo completo. Essa receita é bem simples, saborosa, nutritiva e tem como protagonista um ingrediente muito popular no mês de julho: o milho-verde.

Que tal preparar um mingau usando milho-verde. (Foto ilustrativa)

Que tal preparar um mingau usando milho-verde. (Foto ilustrativa)

Algumas pessoas, quando escutam falar sobre mingau de milho, já torcem o nariz. Elas acham que a receita é sem graça e sem sabor. Ledo engano. O mingau preparado com milho verde tem um sabor adocicado e consistência cremosa, além do que é uma opção muito nutritiva para comer na hora da sobremesa.

Receita de mingau de milho

O milho verde é um ingrediente muito versátil na cozinha. Ele pode ser usado para preparar bolos, sopas, pastéis, sucos e até mesmo um delicioso mingau. O melhor de tudo é que o milho torna a alimentação muito mais saudável, já que contém grandes quantidades de vitaminas e minerais.

Veja a seguir como fazer um mingau de milho simples e rápido:

Ingredientes para mingau de milho

8 espigas de milho (de preferência bem maduras)
½ litro de leite
2 xícaras (chá) de leite condensado
2 xícaras (chá) de açúcar
1 colher (café) de sal
1 colher (sopa) de canela em pó

Passo a passo do mingau de milho

Mingau de milho prontinho para servir. (Foto Ilustrativa)

Mingau de milho prontinho para servir. (Foto Ilustrativa)

Passo 1: remova a palha do milho. Em seguida, corte as pontas da espiga e remova os grãos, com o auxílio de uma faca.

Passo 2: coloque o milho no liquidificador, juntamente com o leite. Bata bem, até obter uma mistura homogênea e amarelada.

Passo 3: passe a mistura de milho com leite na peneira, a fim de remover o bagaço.

Passo 4: despeje a mistura de milho numa panela. Na sequência, junte o leite condensado, a pitada de sal e o açúcar. Leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Permaneça mexendo até o mingau de milho ferver.

Passo 5: a mistura deve ficar no fogo por aproximadamente 20 minutos. Durante esse tempo, é muito importante ficar mexendo com uma colher para não grudar no fundo da panela ou queimar. Quando o mingau começar a embolar, desligue o fogo.

Não esqueça a canela, pois ele deixa o mingau com um gostinho especial. (Foto: Reprodução/Escrevendoabobrinhas)

Não esqueça a canela, pois ele deixa o mingau com um gostinho especial. (Foto: Reprodução/Escrevendoabobrinhas)

Passo 6: transfira o mingau para uma grande travessa ou distribua em pequenos recipientes, para fazer porções individuais. Finalize polvilhando canela em pó.

Viu só como é bem fácil fazer mingau de milho? Qualquer cozinheiro de primeira viagem pode se arriscar nessa receita. Bom apetite!

 

Top