Mestrado em Farmacologia

A Farmacologia no seu sentido mais amplo, é a ciência que estuda as drogas (também chamados de fármacos, conhecidos popularmente como medicamentos). O mestrado…

A farmacologia é a ciência que estuda os medicamentos.

A Farmacologia no seu sentido mais amplo, é a ciência que estuda as drogas (também chamados de fármacos, conhecidos popularmente como medicamentos). O mestrado é o primeiro passo após a graduação e tem como objetivo, além de possibilitar uma formação mais profunda, preparar professores para lecionar  em faculdades ou nas universidades e promover atividades de pesquisa científica.  O  mestrado em farmacologia tem preparado profissionais da saúde direcionando a produção e controle de medicamentos, capacitando–os quanto à função social na orientação do uso racional de medicamentos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de patologias, de forma a garantir maior eficácia terapêutica com o mínimo de riscos ao paciente, através do aprofundamento em farmacologia clínica.

Área de atuação e pesquisa

Muitas pessoas vêm buscando aperfeiçoamento nesta área e para quem está interessado em se aprimorar deverá fazer o mestrado em farmacologia, que abrange várias áreas onde possibilitam aos alunos o aprofundamento de seus conhecimentos em farmacologia de produtos naturais, farmacologia clínica, farmacologia de processos inflamatórios, imunotoxicologia, neurociências, inflamações e febres, farmacologia da dor, farmacologia cardiovascular e trato geniturinário, entre outras áreas. É preciso lembrar que essas áreas dependem da instituição de ensino que escolher. Os cursos de mestrado também são divididos em duas áreas, existindo assim o mestrado acadêmico, no qual o aluno estuda apenas as áreas de pesquisa e entendimento, e tem o mestrado profissional, no qual estará se especializando profundamente sobre o assunto tratado.

O mestrado em farmacologia abrange várias áreas e possibilita aos alunos aprofundarem seus conhecimentos.

Confira algumas instituições de ensino que oferecem tais cursos

UNIFESP- Universidade Federal de São Paulo

http://www.unifesp.br/dfarma/pg/apresenta.htm

UFPR- Universidade Federal do Paraná

http://farmacologia.bio.ufpr.br/posgraduacao/O_programa.html

Leia Também:  Prominp Bahia 2012: inscrições cursos Petrobrás Salvador

FMRP- Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

http://www.fmrp.usp.br/rfa/Html/PosGraduacao/Html/SobrePrograma.htm

UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina

http://www.farmaco.ufsc.br/ppgf/programa.php

UFPI- Universidade Federal do Piauí

http://www.ufpi.br/farmacologia/

 

Cursos da área da saúde estão em alta, e fazer farmacologia é certeza de emprego garantido.

A farmacologia é uma ciência que vem ganhando cada dia mais espaço no cenário mundial, pois além do tema “saúde” estar em alta, área farmacológica é especialmente ampla. Quem se forma no campo tem certeza de emprego garantido, sendo este um curso em que vale a pena investir.

Top