Estudar nas férias: dicas

Durante as férias muitas pessoas querem aproveitar para descansar. Já outras, com objetivos que dependem da dedicação integral com relação aos estudos, devem usar…

Por Élida Santos em 19/12/2012

Durante as férias muitas pessoas querem aproveitar para descansar. Já outras, com objetivos que dependem da dedicação integral com relação aos estudos, devem usar essas horas vagas para intensificar as pesquisas em determinados assuntos. Para quem está pensando em conquistar uma vaga de emprego por meio de um concurso público, por exemplo, esse pode ser o momento de estudar. Veja abaixo algumas dicas de estudo nas férias:

Leia mais sobre: Dicas para estudar inglês

Comece a estudar uma hora por dia nas férias e veja a diferença (Foto: Divulgação)

 

Estudar para o concurso público

Com mais horas do dia livre nas férias é importante ter foco. Pegue apostilas antigas de concursos similares ao que você pretende passar em 2013. Comece estudando as disciplinas que você tem mais dificuldade. É necessário estudar cada assunto por pelo menos um 2 horas seguidas. O ideal é ver as matérias diariamente para não perder o ânimo. Mas não exagere. A cada 2 horas de estudo 20 minutos de descanso são necessários.

Preparação para a segunda fase do vestibular

Assim que começar 2013, as segundas etapas dos principais vestibulares estarão bem próximas. Nessas férias, quem está querendo uma vaga nas faculdades mais disputadas do Brasil, precisa usar bem o tempo livre. Leia o edital do seu curso e selecione questões de provas de anos anteriores que tenham relação com as exigências mencionadas nesse vestibular. A segunda fase geralmente tem relação com o curso escolhido, por isso não perca tempo estudando todas as disciplinas que caíram na primeira prova.

Saiba mais sobre: Dicas para estudar idiomas

Estude todos os dias, mas com moderação (Foto: Divulgação)

 

Reforço escolar nas férias

Quem teve dificuldades com certas disciplinas em 2012 deve aproveitar as férias para estudá-las. O aprendizado no ensino regular é processual, ou seja, em cada série é ensinado algo que no final de todos os anos letivos vai resultar em um conhecimento vasto. Quando uma dificuldade é carregada de um ano para o outro fica complicado superá-la. Por isso, muitas crianças não gostam de matemática, simplesmente por não conseguir acompanhar a evolução da matéria.

Por isso, aproveite as férias para fazer grupos de estudo. Pode parecer muito chato, mas se chamar os amigos para estudar uma vez na semana, por pelo menos duas horas seguidas, ajuda a tirar as dúvidas com quem teve menos problemas com determinadas matérias e você ainda pode ajudá-los com as disciplinas que você foi bem nesse ano. Em 2013, você vai se sair melhor na escola e não perderá tempo com recuperações. Mas para isso, mantenha uma rotina de estudo no decorrer do ano.

Top