Revestimento para a piscina: como escolher

Com os dias de primavera atingindo altas temperaturas, as pessoas estão cada vez mais interessadas em construir piscinas em suas casas. Esta opção de…

Com os dias de primavera atingindo altas temperaturas, as pessoas estão cada vez mais interessadas em construir piscinas em suas casas. Esta opção de entretenimento é perfeita para refrescar e amenizar o calor, mas para que a construção dê certo, é muito importante acertar na escolha do revestimento para a piscina.

Piscina revestida com vinil. (Foto:Divulgação)

Cuidados com a escolha do revestimento da piscina

As peças usadas para revestir a piscina não devem contribuir apenas no sentido decorativo, elas devem cumprir com a proposta de segurança, resistência e durabilidade. Como a piscina fica exposta aos produtos químicos e raios ultravioletas, é fundamental que o projeto conte com materiais de alta qualidade.

Três fatores básicos costumam influenciar na escolha do revestimento para a piscina: o higiênico, que está relacionado à sujeira acumulada; o estético, responsável por definir o visual da piscina na área de lazer e o grau de impermeabilização, que mantém a piscina conservada por anos e anos.

Saiba mais: Pastilhas para piscinas: preços, modelos, onde comprar

Materiais mais usados para revestir piscina

Conheça a seguir as características dos materiais mais usados para revestir piscinas e defina a melhor opção de revestimento para o seu projeto.

Azulejo
Quando se trata de revestimentos para piscinas, o azulejo é o material mais usado. O seu custo x benefício compensa, pois as peças são baratas e a aplicação é mais fácil do que os outros materiais.

No que diz respeito à estética da piscina, a cerâmica não costuma surpreender tanto. Para escolher as cores e formatos dos azulejos, é importante que o proprietário da piscina tenha em mente qual o aspecto da água que mais agrada.

Piscina revestida com pastilhas de vidro. (Foto:Divulgação)

Pastilhas de vidro
Para quem deseja obter uma estética moderna e surpreendente, com certeza a pastilha de vidro é a melhor opção para o revestimento. As peças miúdas e coloridas ajudam a fazer uma composição com belíssimo efeito visual (mosaico).

Continuar Lendo  Os perigos da desnutrição na gravidez

As pastilhas de porcelanas também deixam o interior da piscina mais bonito e sofisticado, além do que apresentam resistência a produtos químicos, choques térmicos e manchas.

Embora seja um produto de primeira categoria, a pastilha também tem os seus aspectos negativos. O primeiro fator que interfere no seu uso é o preço, que costuma ser mais caro e nem sempre acessível ao orçamento. A grande quantidade de rejunte usado para assentar as peças também torna a manutenção mais difícil.

Revestimento vinílico
O vinil é um material que pode ser aplicado sobre o concreto da piscina. Ele é vantajoso porque garante uma boa impermeabilização do local, mas não foge do visual tradicional de uma piscina. O revestimento vinílico torna a limpeza muito mais fácil, mas em casos de problemas estruturais, é necessário contratar mão-de-obra especializada.

Revestimento de piscina com pedras naturais. (Foto:Divulgação)

Pedras naturais
As piscinas ficam mais charmosas, originais e rústicas quando as pedras naturais são usadas para compor o revestimento. O resultado estético final é bem diferente e costuma inovar a tonalidade da água. Por exemplo, se o projeto espera obter uma cor mais esverdeada ou azulada, então a construção combina com as pedras vulcânicas Hijau e Hitam.

Veja também: Decoração de área de piscina 

Top