Conheça os temperos que fazem bem à saúde

Melhor do que um prato saboroso, é aquele que possui elementos que fazem bem à saúde. Os temperos, normalmente quando acrescentados à comida, podem…

Por Editorial MDT em 27/11/2011

Melhor do que um prato saboroso, é aquele que possui elementos que fazem bem à saúde. Os temperos, normalmente quando acrescentados à comida, podem ser fortes aliados da saúde.

temperos que já têm constatação científica de seus benefícios, como é o caso do alho e da cebola, e outros que, apesar de muitas comprovações sobre suas decorrências, não foram garantidas pela ciência, como é o caso do manjericão e do alecrim. Confira a baixo alguns condimentos que vale a pena adicionar as receitas do cotidiano.

☰ CONTEÚDO

Alho

A ingestão desse ingrediente pode auxiliar na redução da pressão arterial, sendo muito benéfico para quem sofre de hipertensão. “Ele também tem vitaminas do complexo B, principalmente a B6, que contribui para diminuir doenças cardiovasculares”, afirma a nutricionista, Vivian Zollar.

Embora não tenha uma quantia máxima aconselhada, a nutricionista indica a ingestão moderado, de cerca de um a dois dentes de alho diários.

Os comprimidos de alho, apenas devem ser tomados sob prescrição do nutricionista. E, para para aproveitar ao máximo seus benefícios, recomenda-se não dourar o alho na hora de fazer as receitas.

Próxima do alho, a cebola também é um ingrediente que faz muito bem a saúde. “Uma vantagem terapêutica e nutricional é que ela é um alimento com baixa caloria. 100 gramas têm apenas 17 calorias”, diz Vivian. Além disso, esse ingrediente possui fibras e substâncias que auxiliam na conservação dos níveis de colesterol do corpo.

Não há pesquisas que aconselhem uma quantidade exata para seu consumo, porém a nutricionista indica o consumo de cerca de 150 gramas por dia.

Pimenta

Esse, é o outro tempero que a ciência comprova seus benefícios a saúde. Por possuir uma substância camada de capsaicina, as pimentas elevam a taxa de metabolismo, ou mais precisamente, esse ingrediente ajuda a emagrecer, ao acelerar a queima de calorias.

De acordo com a nutricionista, para que ela faça efeito, é necessário ter uma nutrição controlada e ter uma rotina de atividades físicas. Apenas seis unidades bastam por dia.

Manjericão

Muito usado nos caldos e massas, esse tempero, muitas vezes é esquecido nas saladas. Porém de acordo com a nutricionista, vale a pena usá-lo com mais frequência por ser considerado um elemento que auxilia na digestão.

Uma receita apetitosa e que faz bem a saúde, a qual utiliza esse tempero é o molho pesto. “Essa é uma combinação muito saudável, porque junta o manjericão, que é digestivo, azeite, que é antioxidante”.

Alecrim

Embora não tenha constatação científica de seus benefícios, ele é um ingrediente que faz bem a saúde. “Por ser um composto bem aromático, ele pode ser usado nas refeições com carnes e tem propriedade que ajudam na digestão”, afirma a nutricionista.

Além disso, o ingrediente também melhora o trabalho dos rins, auxilia a circulação e pode ser benéfico para aqueles que sofrem de hipertenção e problemas circulatórios.

Top