Dicas para falar em público no trabalho

Quem pensa que falar em público só é necessário em grandes eventos, com uma plateia imensa, está enganado. Mais de duas pessoas a sua…

Por Élida Santos em 10/02/2013

Fique tranquilo e fale devagar (Foto: Divulgação)

Quem pensa que falar em público só é necessário em grandes eventos, com uma plateia imensa, está enganado. Mais de duas pessoas a sua frente durante uma reunião de trabalho já é de extrema importância e caracteriza um público cativo. Esse tipo de situação é capaz de inibir muitas pessoas, que se julgam sem vocação para dizer algo de fronte com um público, por menor que seja.

Porém, ser desinibido e ter uma boa oratória não é questão de vocação propriamente, mesmo porque não basta saber falar e não ter vergonha, usar as palavras da maneira correta e não dizer bobagem é fundamental para o seu crescimento profissional e até pessoal.

É inegável que algumas pessoas tem o dom natural da fala e são capazes de discursar para milhares de espectadores sem gaguejar. Mas se você não é assim saiba que algumas técnicas podem ser utilizadas em situação em que é necessário se expor em diversos ambientes, inclusive no trabalho.

Estude o assunto para ter segurança na hora de falar (Foto: Divulgação)

Durante uma reunião, por exemplo, estar seguro é fundamental, então busque saber o assunto em pauta e estude sobre aquilo. Anote suas ideias e entenda todos os dados levantados. Saber sobre o que se fala ajuda a ficar seguro e no momento necessário você se sentirá confiante em pedir a palavra e dizer tudo o que estudou sobre o tema.

Se a reunião pedir use linguagem técnica, mas não em excesso. Para falar em público é preciso falar com o público. Diga tudo o que tem para falar claramente. Se souber que aquilo que está dizendo é de difícil entendimento, explique, dê espaço para ser questionado. Como você está seguro sobre o assunto não é preciso ter medo.

O segredo é ser natural. Quando você está em uma mesa de bar a conversa com os amigos flui. Então faça o mesmo diante dos seus colegas de trabalho. Fale devagar, para não gaguejar ou dizer tudo muito rápido de modo que ninguém te entenda. Seja empolgante, sem exagerar. E nada de falar baixo. A entonação da voz é que determina se as pessoas vão prestar atenção em você ou não. Não interessa a quantidade de pessoas que esteja te escutando, o que importa o que está dizendo e como. Controle o nervosismo que tudo dará certo.

Top