Matelassê inverno 2014: dicas para usar

O chamado matelassê já é bastante antiguinho. No inverno passado, no entanto, ele voltou à moda, mesclando o moderno ao antigo, em novas releituras.…

O chamado matelassê já é bastante antiguinho. No inverno passado, no entanto, ele voltou à moda, mesclando o moderno ao antigo, em novas releituras. Neste inverno, ele estará em alta, novamente. Desta vez, virá em inúmeras versões, em roupas e acessórios e também em diferentes materiais. Os desfiles de moda para os meses frios de 2014 mostraram que este é um tipo de detalhe que você deve ter, em seu guarda-roupa. Veja dicas para usar matelassê no inverno 2014.

Vestido, totalmente em acabamento matelassê (Foto: Divulgação)

Roupas com matelassê

Os vestidos, com acabamento inteiramente em matelassê, foram destaque nos desfiles de inverno. Para quem ainda não sabe, este tipo de trabalho é feito com costuras que entrecruzam nos tecidos, formando losangos. Tradicionalmente, o matelassê era aplicado em couros, sejam sintéticos ou verdadeiros. Atualmente, porém, o acabamento aparece até mesmo nos jeans.

Um vestido de matelassê, feito inteiramente com o este tipo de trabalho, pode parecer meio “pesado” para algumas mulheres. Mas, no próximo inverno, os modelos deste estilo estarão super em alta. Neste caso, opte por calçados e acessórios mais leves e lisos, pois o excesso de matelassê no visual poderá comprometê-lo.

Os detalhes também aparecerão nas roupas masculinas (Foto: Divulgação)

Calças, casacos, jaquetas e até mesmo peças de moletom podem trazer apenas pequenos detalhes em matelassê. As áreas onde as costuras são empregadas dão a impressão de maior volume. Portanto, esteja atenta com o estilo da peça, caso sua intenção não seja chamar demais a atenção para determinada região de seu corpo.

As roupas em matelassê, ainda que sejam em pequenos detalhes, ficam melhor combinadas com outras peças lisas e tecidos mais leves. Porém, nada impede que você combine, por exemplo, uma calça de couro matelassê, com um casaco também em couro, desde que seja liso; será ainda melhor, se os couros forem da mesma cor.

Acessórios em matelassê

Acessórios em matelassê também estarão em alta (Foto: Divulgação)

Os grandes destaques do inverno 2014, para este tipo de acabamento, serão as bolsas e os calçados. No ano passado, as bolsas em matelassê já fizeram o maior sucesso. O trabalho dá um aspecto mais sério e elegante aos acessórios. Neste ano, serão muito comuns as bolsas (grandes ou pequenas; com destaque para as pequenas), em couro sintético com matelassê e alças de correntes.

Todos os tipos de calçados de inverno poderão trazer o detalhe do matelassê. Porém, sem dúvidas, as botas é quem irão evidenciar ainda mais esta tendência. Ao usá-las, evite roupas sofisticadas demais.

Top