Matelassê na decoração: dicas, tendências

Quando bate aquela vontade de mudar a decoração, muitas pessoas acabam ficando sem ideias para inovar no visual do ambiente. Uma excelente opção, que…

Quando bate aquela vontade de mudar a decoração, muitas pessoas acabam ficando sem ideias para inovar no visual do ambiente. Uma excelente opção, que além de conferir um acabamento muito interessante e divertido também é uma técnica extremamente versátil, podendo ser misturada aos mais variado estilos, é o matelassê. Saiba mais sobre o assunto e confira dicas e tendências do matelassê na decoração.

Poltronas com matelassê são muito chiques. (Foto: divulgação)

O que é o matelassê

O matelassê é uma técnica que pode ser aplicada em tecidos e couro, onde são realizados pespontos geométricos, ornamentando as peças. Esse processo pode ser utilizado em roupas e acessórios do vestuário, como cintos, bolsas e sapatos, e até mesmo ser aplicado na decoração de ambientes e mobiliários.

Dicas para usar o matelassê

Não existe um estilo específico em que o matelassê deva ser aplicado, e essa técnica pode acabar sendo usada em praticamente qualquer tipo de decoração. Com um pouco de criatividade e bom gosto fica fácil criar efeitos interessantíssimos, brincando com a textura desse tipo de trabalho.

  • Estilo vitoriano

Móveis com matelassê são perfeitos para ambientes decorados ao estilo vitoriano. Para obter um espaço cheio de requinte e sofisticação, a dica é apostar em poltronas de desenhos luxuosos com tecido matelassê, além de móveis cheios de curvas fluidas. Apostar em tons neutros e claros é uma forma segura de não errar nesse tipo de proposta.

Sofás ao estilo vitoriano combinam muito bem com matelassê. (Foto: divulgação)

  • Estilo Vintage

Quem procura criar um ambiente aconchegante ao estilo vintage, também pode fazer uso do matelassê para valorizar a decoração. A técnica fica perfeita no estofamento de sofás e cadeiras, que devem ser combinados com outros móveis antigos, de desenho mais clean. Abajures e detalhes de cores vibrantes na mobília são perfeitos nesse tipo de decoração.

  • Estilo moderno
Leia Também:  Penteados infantis para festas e eventos

O matelassê é tão versátil que fica perfeito na composição de ambientes modernos. Tudo depende das cores utilizadas e do design da mobília. Quem prefere algo mais clean deve dar preferência para peças de tons neutros, como um sofá branco de couto, estofado em matelassê e divãs. Quem busca uma decoração ousada pode brincar com as texturas do ambiente, adquirindo puffs em matelassê de cores metalizadas. Outra excelente ideia é apostar em cabeceiras para camas trabalhadas em matelassê, que além de super descoladas, são muito românticas.

Para renovar o ambiente de maneira inteligente e valorizar a decoração, é possível apostar em móveis tralhados em matelassê. Essa técnica é extremamente versátil e, com um pouco de criatividade, pode ser incorporada a qualquer estilo decorativo.

 

Top