Aprenda a decorar a casa com móveis antigos

Ter uma casa com decoração moderna e sofisticada nem sempre significa comprar tudo novo e itens da moda. É possível levar chame à decoração…

Por Redacao em 29/09/2011

Ter uma casa com decoração moderna e sofisticada nem sempre significa comprar tudo novo e itens da moda. É possível levar chame à decoração do lar com móveis antigos que após uma pequena reforma transmitem ao ambiente um espírito único.

Os móveis antigos devem estar combinados com outros móveis mais modernos, para dar o equilíbrio que o ambiente precisa e não deixar o lugar com ares de casa antiga, nem modernista demais, a ideia é que os móveis de diferentes gerações se completem.

Com a decoração em que uma das peças é um móvel antigo é possível trazer o luxo de uma época do passado, através de móveis clássicos o ambiente fica sofisticado e com jeito de decoração exclusiva. E além de decorarem, as peças podem ser úteis como um armários para guardar objetos, por exemplo.

Alguns móveis antigos + móveis modernos

Na decoração do quarto, mostrada na figura abaixo, os móveis antigos são a poltrona, o criado-mudo e a penteadeira, os demais objetos são mais atuais o que forma um contraste bonito. A harmonia dos móveis e as cores transformaram o quarto com estilo retrô e bastante romântico.

Na decoração da cozinha, as cadeiras de ferro trazem ao ambiente o tom do passado mesclado com a modernidade dos armários brancos e modernos que ficam ao redor. Há pessoas que são apaixonadas por móveis antigos e especialmente os de ferro dificilmente se encontra hoje com a qualidade de antigamente, por isso reutilizá-los é um bom negócio.

Móveis antigos, cores modernas

Para a sala de estar, a designer de interiores Neza César usou uma técnica fantástica, como mostra a foto acima. Ela usou móveis antigos, com formatos que lembram outras épocas e os reformou dando cores bem modernas ao estofado do sofá e da poltrona.

A mesma ideia foi usada pela artista plástica Vera Souto, mas dessa vez em uma única peça: um banco de madeira antigo. Para decorar a sala, o banco ganhou uma colagem de tecidos que deu um toque moderno à peça.

Se você não herdou e não tem nenhum móvel antigo em casa e mesmo assim quer que ele faça parte da sua decoração, o ideal é procurar um antiquário para comprar o seu móvel de época. Com facilidade você vai encontrar penteadeiras, poltronas, cristaleiras e cômodas.

Quem quiser levar para dentro de casa um pouco do clima épico tem muitas formas de fazer isso, dicas e inspirações não vão faltar, agora é colocar em ação e desfrutar de uma bela decoração!

Top