Maioria das mulheres sente inveja das amigas, diz estudo

Maioria das mulheres sente inveja das amigas, diz estudo

Sentir inveja é normal, mas em excesso pode prejudicar a relação com os outros. Este sentimento de desejar algo ou alguém de outra pessoa…

Por Isabella Moretti em 11/09/2012

Sentir inveja é normal, mas em excesso pode prejudicar a relação com os outros. Este sentimento de desejar algo ou alguém de outra pessoa se revela bastante comum entre as mulheres, principalmente aquelas que investem em uma amizade. Um estudo recente, realizado pelo clube de descontos inglês My Voucher Codes, mostrou que 74% das mulheres sentem inveja das amigas.

O sentimento de inveja é comum entre as mulheres. (Foto:Divulgação)

Pesquisa comprova: mulheres sentem inveja de suas amigas

A alta incidência de inveja entre as “melhores amigas” tem diferentes motivos, que foram considerados no levantamento. De acordo com os dados coletados, 88% das mulheres invejam o corpo e o visual das outras. O segundo motivo para a inveja feminina é a condição financeira, afinal, 79% das participantes se sentem incomodadas com o fato da amiga ter mais dinheiro.

O clube de desconto My Voucher Codes também descobriu outras razões para o sentimento de inveja entre amigas. Segundo a pesquisa, a terceira maior causa da cobiça é a inteligência, com 65%. Já 61% das mulheres invejam o emprego, enquanto o desconforto com o relacionamento é motivo para 52% sentirem inveja. Até mesmo o guarda-roupa da amiga é cobiçado por 48% das entrevistadas. Das mulheres que participaram a pesquisa, 19% elegeram o ‘carro melhor’ como a causa do sentimento.

O relacionamento perfeito da amiga é um dos motivos da inveja. (Foto:Divulgação)

A pesquisa foi mais a fundo e investigou o comportamento das mulheres com relação à inveja que sentem das amigas. De acordo com o levantamento, 67% das participantes jamais contariam para suas amigas sobre a cobiça. Uma pequena parcela de 12% afirmou já ter contado sobre o sentimento de inveja. Já 89% das mulheres invejosas garantem que não há problemas ou ressentimentos na relação de amizade.

Saiba mais: Amigos invejosos: como reconhecer

Como lidar com a inveja?

A inveja é um sentimento comum nas relações humanas, mas que pode causar sentimento de incapacidade, insegurança, baixa-estima e sensação de injustiça. Os invejosos sofrem muito, porque ficam se comparando com os outros o tempo todo e cobiçam aquilo que não podem ter ou ainda não tem. A situação é bastante complicada tanto para quem manifesta o sentimento como também para quem é vítima da inveja.

A inveja é um pecado que todos cometem, sendo ela construtiva ou destrutiva. Na primeira opção o invejoso constrói seu sentimento a partir da admiração e adquire forças para ser melhor tanto quanto o outro. A segunda face da inveja, a mais perigosa, é típica do invejoso que prejudica o outro ou a si mesmo, pois cobiça algo ou alguém que não lhe pertence.

A inveja pode ser construtiva ou destrutiva. (Foto:Divulgação)

Veja a seguir algumas dicas para lidar com a inveja:

– Olhe para si e reconheça o sentimento de inveja;

– Diminua o ritmo da competição;

– Trabalhe as qualidades que gostaria de ter;

– O desejo impossível pode ser doloroso, então o evite.

Veja também: Amuletos para afastar inveja

Top