Lúpus: mitos e verdades

O lúpus é uma doença autoimune, ocorre quando o sistema de defesa do corpo produz anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo.…

O lúpus é uma doença autoimune, ocorre quando o sistema de defesa do corpo produz anticorpos contra células, tecidos ou órgãos do próprio corpo. A doença costuma acometer principalmente mulheres jovens. Saiba mais sobre o assunto e confira alguns mitos e verdades sobre o lúpus.

O lúpus pode afetar a pele. (Foto: divulgação)

Lúpus Eritematoso Sistêmico

A doença é conhecida no meio médico como LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico). É uma doença inflamatória crônica não muito frequente que pode afetar vários órgãos e apresentar modificações na resposta imunológica, com presença de anticorpos dirigidos contra as proteínas do próprio organismo, segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Apesar da causa do LES não ser conhecida, admite-se que a interação dos fatores genéticos, hormonais e ambientais poça desencadear a doença. Dentre os primeiros sintomas de lúpus estão as lesões na pele, caracterizadas por vermelhidão nas maçãs do rosto e no nariz, dor e inchaço nas articulações, inflamação nos rins, na pleura e no pericárdio.

O lúpus é uma doença autoimune. (Foto: divulgação)

Mitos e verdades sobre lúpus

1. Lúpus é uma doença contagiosa.

Mito. O lúpus não é uma doença contagiosa e sim autoimune, caracterizada pela formação de anticorpos e pela expressão de várias manifestações de inflamação dos mecanismos imunológicos.

2. Somente mulheres desenvolvem lúpus.

Mito. Apesar de ser mais comum em mulheres, os homens também podem ser acometidos por lúpus.

3. Crianças podem ter lúpus.

Verdade. A doença é mais comum na fase adulta, porém existem alguns casos mais raros onde pode se manifestar em crianças.

4. O lúpus se manifesta somente na pele do indivíduo.

Mito. Além da pele, outros órgãos podem ser acometidos, como medula óssea, rins, cérebro, membranas serosas e outros.

Continuar Lendo  Dakota Coleção Outono-Inverno 2012

5. Lúpus é uma doença rara

Mito. Ela é uma doença pouco frequente e não rara. A prevalência mundial é de 1 a cada 1000 pessoas, variando em diferentes grupos étnicos, apesar de mulheres negras possuírem maior incidência.

6. Quem sofre lúpus não pode praticar atividade física.

Mito. Nada impede uma pessoa que tem lúpus de fazer atividade física, desde que seja com acompanhamento e dentro de suas limitações.

7. Pessoas com lúpus não devem tomar sol.

Verdade. A irradiação solar faz com que a doença entre em atividade. Por isso, o mais indicado é que as pessoas que possuem lúpus utilizem protetor solar e evitem ao máximo a exposição ao sol.

Consulte um médico especialista para avaliar o caso. (Foto: divulgação)

O lúpus é uma doença autoimune que pode afetar a pele e vários órgãos do nosso corpo. É preciso ficar atento para os sintomas e tratamento do lúpus, já que pode evoluir e afetar a qualidade de vida do individuo. O mais indicado é procurar um médico especialista para avaliar o problema.

Top