Doenças que mais matam no mundo

Existem milhões de doenças no mundo, sendo elas de diversos tipos. Mas, existem algumas que ocupam o primeiro lugar no ranking das que mais…

As doenças que mais matam no mundo são cardíacas

Existem milhões de doenças no mundo, sendo elas de diversos tipos. Mas, existem algumas que ocupam o primeiro lugar no ranking das que mais matam. Essas doenças dependem do local, qualidade de vida, desenvolvimento do país e condições básicas de saúde. Saiba quais as patologias que mais matam no planeta.

Primeira causa de morte no mundo

A principal causa de morte de seres humanos no planeta é devido a problemas cardiovasculares. Existem diversas doenças no coração que levam a morte como infarto do miocárdio, parada cardiorespiratória, arritmias, valvulopatias, entre outras.

A explicação para esse elevado número de mortes por doenças cardíacas seria que, atualmente, a medicina possuiu um maior domínio sobre as doenças infecto-contagiosas, tanto de prevenção, quanto de tratamento. Desse modo, as pessoas vivem mais e os indivíduos mais velhos apresentam maior chance de ter problemas cardiovasculares.

Além disso, a modernidade trouxe alguns vícios que levam a problemas nesse órgão vital como obesidade, sedentarismo e tabagismo. Sabe-se que cerca de 80% das mortes prematuras por problemas no coração podem ser evitadas por meio da adoção de uma dieta balanceada, rica em vegetais, frutas e carnes sem gordura, além de exercícios físicos diários e evitar o fumo.

Segunda causa de morte no mundo

Em outros países as doenças que mais causam morte são de caráter respiratório, principalmente as infecciosas. A pneumonia é uma dessas doenças, mas existem outras como tuberculose, em países de baixa renda e alta prevalência de desnutrição.

Em países subdesenvolvidos, a imunidade dos indivíduos acaba diminuída por diversos fatores. A aglomeração de pessoas em moradias pequenas e insalubres favorece o aparecimento de doenças respiratórias.

Doenças respiratórias são a segunda causa de morte no mundo

Terceira causa de morte no mundo

Em terceiro lugar entram os diversos tipos de câncer.

Leia Também:  Gratinado de carne seca

Os cânceres mais comuns na população mundial são o de mama e o de próstata. Porém, não são eles os que mais matam dentro das neoplasias. Os cânceres que mais levam a óbito são os de pulmão e de estômago. Isso ocorre devido ao fato de que existem muitos tratamentos eficazes para as neoplasias que mais aparecem na população. Mas, para os tipos que mais matam, os tratamentos não são tão efetivos e o diagnóstico também é mais tardio.

Em relação ao câncer de estômago, a Ásia e a America Latina ocupam o topo da lista em relação a incidência da doença, devido aos hábitos alimentares e presença da bactéria Helicobater pilori.

Em terceiro lugar, o tipo de câncer que mais mata é o colorretal, que pode ser detectado por meio do exame de colonoscopia, mas seu diagnóstico também acaba ocorrendo tardiamente.

Hábitos modernos como o tabagismo influenciam na morte precoce

Em todo o mundo, a primeira causa de óbito ocorre devido a doenças cardíacas. As infecções respiratórias ocupam o segundo posto, vindo seguidas pelos diferentes tipos de câncer. Por isso, é importante que cuidemos da nossa saúde, principalmente em relação ao coração, para que possamos viver mais e uma qualidade de vida melhor.

Top