Com a chegada do verão, grande parte das pessoas busca as piscinas e praias para se refrescar. Geralmente não são levados em consideração alguns cuidados importantes que devem ser tomados para que o banhista não corra o risco de que entre água no ouvido, o que pode causar inflamações graves no canal auditivo.
Os sinais e sintomas da entrada de líquido no ouvido variam. Os mais frequentes deles são os sons abafados, chamados de sensação de ouvidos conectados. Pode ocorrer, também, dor dentro do canal auditivo e pontadas dolorosas, que incomodam bastante.
É muito importante saber como tirar a água do ouvido, pois se não for feita a limpeza adequada, pode haver uma disseminação de microrganismos levando a uma otite. Por isso, veja o que fazer para retirar o líquido de dentro do conduto auditivo.
Manobras para retirar a água do ouvido
- Lie Down
Uma maneira simples e prática que pode ajudar. Deite-se com o ouvido afetado sobre o travesseiro espere por cerca de 5 minutos sem se mexer. É possível sentir água descendo pelo canal auditivo.
- Chew Gum
Esse é um método que consiste no ato de mastigar. Flexione o maxilar de uma forma como se estivesse mastigando algum alimento, também pode ser feito usando um chiclete. Com a mastigação, a água é drenada para uma região mais externa do ouvido. Depois, incline a orelha afetada em direção ao ombro para eliminar totalmente o líquido.
- Algodão com álcool
Coloque um algodão embebido em álcool na entrada do ouvido. Deixe-o nesse local cerca de 1 minuto. O álcool irá absorver toda água. Depois, retire o algodão e seque com uma toalha limpa.
Limpeza dos ouvidos
A higienização dos ouvidos deve ser feita de maneira bem superficial. Limpe apenas a região mais externa, somente na área que consegue visualizar. Para isso, uma toalha de banho é suficiente. O uso de cotonetes não é recomendado pelos otorrinolaringologistas, pois são largos demais para o canal auditivo e empurram toda a cera para dentro do canal.
A cera é benéfica, ela auxilia na prevenção de doenças dos ouvidos como infecções. A remoção do cerume pode acarretar lesão. É recomendável usar um protetor de silicone nos ouvidos sempre que for entrar em um ambiente como piscina ou mar.
Sobre a otite purulenta
A otite, infecção causada pela contaminação do ouvido por bactérias, ocorre com frequência quando o líquido não é retirado adequadamente do conduto auditivo. Quando há desenvolvimento dessa infecção pode ocorrer febre, coceira causada pela umidade e dor forte na região. Em alguns casos chega a sair um líquido amarelado (pus) de dentro do ouvido, sendo necessário o tratamento com antibióticos.
A saúde dos ouvidos tem fundamental importância, portanto em caso de infecções ou inflamações consulte seu otorrinolaringologista para realização de exames e uma avaliação médica mais adequada.