Lente de contato para dentes: como cuidar

Recentemente, surgiu no mercado odontológico o procedimento de implante de lentes de contato nos dentes. O nome da técnica, apesar de não ser totalmente…

Recentemente, surgiu no mercado odontológico o procedimento de implante de lentes de contato nos dentes. O nome da técnica, apesar de não ser totalmente apropriado, foi utilizado para identificar um material criado para corrigir imperfeições dentárias. A ampla divulgação da novidade tem atraído a atenção de muitas pessoas, afinal, os dentes são o cartão de visita de qualquer um; quem não deseja que eles sejam lindos, branquinhos e brilhantes? Com a lente de contato, isso é possível.

A faceta corrige imperfeições e protege os dentes (Foto: Divulgação)

Entenda o procedimento

Não é novidade o uso de substâncias que formam uma capa protetora nos dentes (as chamadas facetas). Contudo, não se pretende apenas proteger o sorriso dos pacientes. Estas capas também servem para embelezar os dentes de quem não teve muita sorte, neste quesito. Estas facetas, geralmente, medem 0,5 mm de espessura. No caso das lentes de contato, a camada que envolve o dente mede de 0,2 mm a 0,4mm. Elas são, na realidade, lâminas de porcelana, coladas a eles. O procedimento para implantar esse material parece ser simples e indolor. Primeiramente, é preciso mudar a superfície dental, tornando-as porosa, para que a lente se fixe bem. Para isso, o profissional aplica um ácido e, sem seguida, uma espécie de cimento dental adesivo. Então, aplica-se um composto de silício e hidrogênio, que cola a lente ao dente.

As lentes também são indicadas para o problema de amarelamento (Foto: Divulgação)

A espessura da lâmina também pode estar ligada à necessidade do paciente. Dentes que sejam separados, por exemplo, podem ser preenchidos, com lentes mais espessas. Também podem-se consertar dentes quebrados, lascados, manchados e outras inúmeras situações. Cada caso de reparação deve ser analisado, pelo dentista.

Leia Também:  Gravidez de risco: como identificar

Em média, o preço da lente de contato para dentes varia entre R$ 1,5mil a R$ 3mil, cada uma. O paciente pode colocá-las em toda a boca ou em apenas um dente. Como o resultado tem agradado os pacientes, a procura pela técnica tem aumentado bastante.

Como cuidar da lente

A higienização bucal é o principal cuidado com as lentes (Foto: Divulgação)

Os cuidados com a lente de contato para dentes são, basicamente, os mesmos dispendidos com os dentes normais. As palavras de ordem são higiene bucal. A permanência do produto na boca não quer dizer que a pessoa esteja livre da invasão de bactérias, com a proteção que ele proporciona aos dentes. É preciso higienizar a boca, adequadamente, para a prevenção de doenças.

É importante mencionar que as pessoas roedoras de unhas deverão abandonar o hábito, caso coloquem as lentes dentárias. Apesar da resistência da porcelana, roer as unhas pode danificá-la. Pelo mesmo motivo, alimentos muito duros devem ser evitados. Já os líquidos ou sólidos não sofrem restrições, quanto às manchas nas lentes. Pode-se consumi-los, normalmente.

Para finalizar, a manutenção das lentes dentais deve ser feita pelo dentista, a cada seis meses. Portanto, as visitas deverão ser semestrais.

Saiba mais sobre os preços: Lente de contato para dentes, preço

Veja como ter dentes brancos: Como ter dentes mais brancos: dicas

 

 

Top